•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Parceria traz curso técnico de Sistemas Embarcados para Jundiaí

O curso de tecnólogo em Sistemas Embarcados – resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a empresa Siemens e o Centro Paula Souza (CPS) – foi apresentado oficialmente na noite desta quarta (15), em uma live (transmissão ao vivo) que contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, o diretor executivo da Siemens, Sergio Jacobsen, e o diretor da Fatec Jundiaí, prof. Francesco Bordignon.

Sistemas Embarcados são softwares (programas) criados para serem executados em veículos, aeronaves, televisores, relógios inteligentes etc. – por isso o termo “embarcado”. O curso é gratuito. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on-line .

A prefeitura participou da concepção do curso e mediou a parceria, por meio da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT). A parceria foi firmada em uma reunião na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo, no início do ano, que contou com a presença do prefeito e da equipe de Jundiaí, representantes da Siemens e da profa. Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS.

Na live, o prefeito apresentou o panorama da indústria em Jundiaí, que conta com mais de 170 multinacionais, e ressaltou a importância de um curso como esse na cidade, inédito no Centro Paula Souza. “Pesquisas mostram que, nos próximos anos, haverá um crescimento enorme de vagas na área de robótica e sistemas no mercado de trabalho”, afirmou. “Jundiaí, além de ser o destino de grandes multinacionais, pode promover o que há de mais moderno na educação voltada para a tecnologia, e a administração municipal enxerga esse potencial”.

Na parceria com a Siemens os alunos irão atuar, durante o curso, em projetos e estudos de casos reais da empresa, aplicando o que aprenderam em situações reais, tendo a orientação e mentoria de profissionais da Siemens, além dos professores da Fatec

Sergio Jacobsen, da Siemens, agradeceu a parceria com a prefeitura de Jundiaí. “Para nós é um orgulho estar em uma cidade que oferece toda a estrutura para que possamos desenvolver, aqui, uma operação de grande porte”, afirmou. “Queremos ser parceiros para que esses novos profissionais venham agregar ao trabalho que desenvolvemos e ao crescimento do município”.

Também participaram da live o gestor da UGDECT, Messias Mercadante; o coordenador do curso, prof. Claudio Luís Vieira Oliveira; prof. Benedito Cristiano, professor da Fatec; prof. Rafael Alves, coordenador de ensino superior da Fatec;

São disponibilizadas 40 vagas por semestre, e o curso tem duração de três anos; o interessado só paga a inscrição no processo seletivo. Até o final da pandemia as aulas serão on-line; posteriormente serão presenciais, na Fatec Jundiaí.

Ler Anterior

Aulas do Centro de Línguas de Jundiaí continuam, só que virtuais

Ler Próxima

Prefeitura paga graduação para mais de 60 profissionais em Cabreúva