Futuro da ciência: troca, empréstimo ou doação de insumos e materiais para a pesquisa
Serviço auxilia pesquisadores em todo o Brasil a colaborarem entre si para o avanço dos trabalhos científicos
Brasília, 06 de julho de 2020 – Solidariedade à Pesquisa é um serviço que conecta pesquisadores em todo o país que desejam colaborar entre si para o avanço da ciência, por meio da troca, empréstimo ou doação de insumos e materiais para a pesquisa. A plataforma é uma solução voltada para o público acadêmico-científico das instituições de ensino superior brasileiras, públicas ou privadas.
O serviço foi criado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde 2017, essas instituições estão unidas com a mesma motivação: oferecer uma plataforma inovadora que incentiva a produção científica.
O acesso ocorre através do endereço https://solidariedade.unicamp.
Alunos e professores das instituições de ensino superior, credenciadas na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), podem participar do Solidariedade à Pesquisa. Basta acessar o site e entrar com as credenciais já utilizadas na instituição a qual estejam vinculados. Dessa forma, os interessados no serviço terão autonomia para moderar e gerenciar as trocas, empréstimos ou doações.
Essa rede de apoio e colaboração à pesquisa promove a interdisciplinaridade entre as instituições de ensino superior do Brasil, aproximando quem tem com quem precisa. O serviço amplia os contatos, contribui para diminuir a distância entre os participantes e favorece o desenvolvimento dos trabalhos científicos.