•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Cajamar aplica multas em comércios e agências bancárias que descumprirem regras sobre uso de máscaras e aglomerações

A Prefeitura de Cajamar endureceu o combate ao novo coronavírus e, a partir desta segunda-feira (06), passou a multar estabelecimentos e pessoas que desrespeitarem as regras como a obrigatoriedade do uso de máscaras e aglomerações. As ações seguem as determinações do Plano Retoma Cajamar, sob responsabilidade da prefeitura.

A medida vale para todas as lojas, além de outros serviços, como bancos e lotéricas. De acordo com o Plano Retoma Cajamar, é expressamente proibido a aglomeração de pessoas em qualquer lugar. Os estabelecimentos autorizados a funcionar terão que controlar a entrada dos clientes, organizar filas do lado de fora, mantendo distância de um metro entre cada pessoa, e oferecer álcool em gel.

“As pessoas tem o direito de ir e vir, mas não podem se aglomerar e precisam respeitar as normas como a obrigatoriedade do uso de máscaras em qualquer localidade, para reduzir o risco de transmissão do coronavírus para proteger a população, conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde”, explicou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Leandro Arantes.

Uma força-tarefa, composta pela Guarda Municipal, fiscais da área do Código de Postura, e agentes da Divisão de Vigilância Sanitária, fazem a fiscalização diária na cidade.

Denúncias

Para ajudar a combater as irregularidades nos estabelecimentos comerciais que desrespeitarem o uso de máscaras e aglomerações o municipe poderá denunciar através do APP Cajamar no canal Ouvidoria ou pelos telefones da Guarda Civil Municipal através dos números: 153 ou 4447-4000.

Fase Laranja

A princípio, o município de Cajamar segue na fase 2 (laranja). É preciso manter a responsabilidade em relação aos cuidados com o uso de máscaras de proteção facial, uso de álcool em gel e evitar aglomerações em ambientes fechados, para que o município consiga avançar para as próximas fases e autorizar a abertura de novas categorias.

É importante a colaboração conjunta entre a população e os comércios para que as regras sejam respeitadas, haja vista que, caso ocorra um relaxamento além do esperado, o município poderá retornar para o endurecimento de medidas restritivas.

Ler Anterior

Lei Aldir Blanc: Inicia o período de cadastro para mapear artistas e espaços culturais de Cajamar

Ler Próxima

Prefeitura de Itupeva recebe emenda parlamentar para ações de combate ao Coronavírus