Coronavírus: Prefeitura de Jundiaí lança assistente virtual para esclarecer dúvidas sobre doença
O tradicional espaço de ‘Perguntas Frequentes (FAQ)’ das páginas da internet ganha um novo aliado no site da Prefeitura de Jundiaí, no espaço dedicado ao ‘Coronavírus’. Além dos serviços já conhecidos como o painel de monitoramento dos casos, do uso dos leitos e do mapeamento com os bairros com os números de casos, a página passa a contar com assistente virtual que auxiliará no esclarecimento dos internautas sobre as dúvidas relativas à doença COVID-19.
Implementado pela Companhia Jundiaí de Informática (CIJUN), a assistente virtual estará disponível na página ‘Coronavírus’, facilitando a localização dos temas de interesse dos visitantes. “A informação correta e confiável é, também, a forma de combater a pandemia. A tecnologia empregada para a página sobre a COVID-19 na Prefeitura de Jundiaí tem o objetivo, além de esclarecer a população, oferecer serviços interativos como o próprio chat e, agora, a FAQ em plataforma de inteligência artificial. A facilitação do acesso aos serviços é uma premissa do governo”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
O novo serviço faz parte da plataforma Jundiaí Educação em Saúde (JundES), que começa a ser implementada na cidade. “A intenção é cada vez mais oferecer informações à população, para que acessem de maneira rápida e fácil, de qualquer lugar. Começamos com o Novo Coronavírus, que é a grande demanda do momento, mas vamos ampliar para todas as demais doenças, criando um grande banco de dados para pesquisa da população”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
Disponível na página ‘Coronavírus’, a assistente virtual ‘Milla’ auxilia o navegante na busca por informações, a partir da digitação de palavras ou de sentenças relativas ao tema de interesse. De acordo com o presidente da CIJUN, Amauri Marquezi, o objetivo é disponibilizar conteúdo de orientação sobre o Coronavírus tanto no site quanto no APP para tirar dúvidas dinamicamente. “Estamos nos concentrando no que as pessoas precisam do governo nesses tempos de rápida mudança e como podemos atender às suas necessidades usando tecnologias emergentes, dados e mudanças na cultura, nas práticas e nos processos do governo”.