•  quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Sal grosso e alecrim não são só para carnes

Aprenda a fazer um delicioso pão sensorial com esses ingredientes

Aquele pãozinho quentinho recém tirado do forno deixa a casa toda perfumada e pode significar o começo de um bom dia ou dar um up no fim da tarde. Com a receita certa, ele deixa de ser um simples acompanhamento e se torna um momento de renovação de energias, além de trazer memórias afetivas. Pensando nisso, o chef Melchior Neto desenvolveu essa receita de pão com alecrim e sal grosso que pode transformar o seu dia.

O alecrim tem propriedades terapêuticas que trazem muito benefícios inclusive para a saúde, além do aroma e sabor característicos. “A essência do alecrim ajuda a estimular o cérebro e melhorar a memória. Já a sua ingestão em receitas como no pão ou em chás auxilia no tratamento de dores reumáticas e contusões, no combate a problemas respiratórios, além de equilibrar a pressão arterial e reduzir o estresse”, comenta o naturopata e professor de fitoterapia na Escola de Educação Permanente do Hospital das Clínicas/Faculdade de Medicina da USP, Daniel Alan Costa.

 PÃO COM ALECRIM E SAL GROSSO
Por Chef Melchior Neto

INGREDIENTES
½ kg de farinha de trigo
1 gema
2 batatas médias cozidas e espremidas
1 sachê de fermento seco
1 xícara (café) de azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de alecrim
1 colher (sopa) de sal grosso
1 xícara de chá de leite morno

MODO DE PREPARO
Em uma tigela misture a gema, as batatas, o fermento, o azeite, o sal, o açúcar e o leite, e por último adicione a farinha de trigo mexendo até ficar mais firme. Transfira a mistura para uma bancada e continue sovando com as mãos até que a massa fique lisa. Coloque novamente na tigela com um pouco de farinha e deixe crescer coberta com um pano até que dobre de tamanho.

Transfira novamente para a bancada farinhada e com a ajuda de um rolo abra a massa. Polvilhe com o alecrim e o sal grosso, e divida a massa em 8 bolinhas. Unte uma panela de ferro ou uma forma com azeite e farinha de trigo, e coloque as bolinhas na forma. Com uma tesoura faça um corte em X na parte de cima e leve ao forno pré-aquecido a 200° por 40 minutos.

 

Ler Anterior

Narrativas populares: histórias multiculturais para jamais esquecer

Ler Próxima

PROGRAMA DO SESC SÃO PAULO DISTRIBUI 55 MIL CESTAS BÁSICAS PARA ATENDER DEMANDA POR ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS