Telhanorte dá dicas para organização do espaço para home office
Com o isolamento social, muitas empresas adotaram o formato de trabalho home office para seus funcionários. Essa medida implica em maior conforto e flexibilidade para a realização dos serviços, mas exige concentração redobrada e um espaço adequado para o cumprimento das tarefas.
Kirla Vieira e Livia Silva, coordenadoras de mercado da Telhanorte nas categorias iluminação e organização, respectivamente, separaram algumas dicas essenciais para transformar um ambiente comum da casa em um produtivo escritório, independente da atividade.
Atenção à iluminação
Ninguém consegue trabalhar em um ambiente escuro. A claridade é essencial para a produtividade e para minimizar os efeitos da longa exposição ao computador. “Busque um local próximo à janela ou sacada e, se possível, tenha uma luminária ou abajur por perto para os horários próximos ao fim de tarde”, acrescenta Kirla.
A profissional ainda acrescenta que “em um ambiente adequadamente iluminado você poupa esforços e não desvia sua atenção. A luminária deve ser posicionada no lado oposto da mão da escrita, evitando sombras. Se você é destro, a luminária fica do seu lado esquerdo. Se você é canhoto, ela fica do lado direito”. Na hora de escolher as lâmpadas, preste atenção nas opções: lâmpadas brancas frias estimulam a atenção, diferentemente das amareladas, que propiciam o relaxamento.
Espaço para as pernas
Quem trabalha sentado por oito horas sabe que, no final da jornada, o desconforto muscular pode ser grande. Isso se agrava se o espaço para movimento das pernas for limitado. Portanto, prefira posicionar a mesa em locais estratégicos da casa que permitam esticar as pernas. “Mesas com espaços vazados são as mais apropriadas para a função”, diz Livia.
Tenha tudo à mão
Apesar do trabalho acontecer de forma remota, as pessoas continuam exercendo seus papeis de profissionais e executando suas funções da melhor maneira. Por isso, um ambiente organizado e com os itens essenciais para as atividades é primordial. Relatórios, pastas, anotações e demais objetos de papelaria devem estar à disposição. Livia sugere que “organizadores e gavetões são ótimos para deixar tudo à mão sem o ambiente ficar bagunçado, assim como porta-objetos, para itens como calculadora e carregador de celular”.
Personalize seu espaço
Como o espaço do home office será o companheiro das pessoas por longas horas durante o dia, é imprescindível que seja acolhedor e tenha a personalidade de quem está à frente da atividade. “Porta-retratos, vasinhos com plantas, uma manta para cobrir as pernas nos dias frios, uma garrafa d’água e a caneca preferida com um chá ou café são elementos que trazem conforto e alento ao dia a dia”, conclui Livia.
Cômodos e refeições
É comum fazer as refeições em frente ao computador para economizar tempo durante a jornada de home office. Livia alerta que a prática, além de não ser saudável, desorganiza a rotina e atrapalha o rendimento. “Delimite o espaço de trabalho e o espaço para refeições, mesmo que o seu escritório seja na mesa da cozinha. Dessa forma, você não suja seu ambiente com restos de alimentos e separa o trabalho do horário da refeição, afinal o descanso é essencial”.
Home Office deve ser mantido
Pesquisa realzada pela consultoria Cushman & Wakefield aponta que 74% das empresas consultadas deve manter o home office em definitivo. A pesquisa contou com a participação de 122 empresas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Precisa comprar algum produto para completar seu espaço de home office? Aposte em lojas online, como a Telhanorte, e garanta um preço justo e rápida entrega. Dos entrevistados, cerca de um quarto (25,4%) classificou como totalmente positiva a experiência do home office, enquanto 59% afirmaram que existem mais pontos positivos do que negativos. Somente 2,5% dos entrevistados afirmaram que é totalmente negativo, enquanto 13,1% declararam que há mais pontos negativos do que positivos.