•  domingo, 24 de novembro de 2024

Especialista em marketing e gestão na área da saúde explica como essa ferramenta pode fazer diferença para clínicas e centros médicos

Fundador da SIS Consultoria, Dr. Éber Feltrim, revela que pequenos detalhes também fazem parte do marketing das empresas

Existem diversas técnicas para manter os clientes satisfeitos, mas infelizmente, muitos gestores ainda não entenderam como que o marketing pode ajudar  a gerar esse resultado tão esperado, seja em relação às clínicas médicas ou consultórios, lembrando que essa ferramenta eficaz vai além de uma simples propaganda. Embora essa seja uma das frentes, é importante entender todas as necessidades da empresa, para conquistar e fidelizar um determinado público.

O especialista em marketing e gestão na área de saúde da SIS Consultoria, Dr. Éber Feltrim, explica que há muito a ser melhorado em questão de atendimento e serviço, especialmente no setor médico. “O que sempre diferenciou e fez o meu trabalho ser algo notório, além da qualidade do serviço, foi justamente a atenção às necessidades dos meus clientes, com um suporte particular para cada situação”, recorda.

No que se refere a clínicas médicas, é importante estar atento em relação à frequência dos pacientes, e qual é a situação em que esse local se encontra. “Questionar e verificar se o ambiente é adequado, se o atendimento é atencioso, e o que deve ser melhorado são cuidados essenciais para manter um padrão de qualidade acima da média”, aconselha Dr. Éber.

E esses pontos citados pelo CEO da SIS são fáceis de serem aplicados ao dia a dia. Estar atento ao ambiente, o tipo de conteúdo exposto, pontualidade e qualidade no atendimento são alguns itens que tornam a sala de espera ou a recepção, ainda mais confortáveis. É nesse momento em que o marketing assume uma faceta importante de apresentar o valor de um produto ou serviço.

Caso o paciente não tenha mudado de endereço e ainda esteja morando ou trabalhando próximo da clínica que costumava realizar os tratamentos, e por algum motivo não esteja retornando para as consultas, é preciso entender o que está acontecendo. Afinal, não retomar os serviços é algo que inspira alguns cuidados. “Quando esse fato acontece, o gestor necessita reforçar as ações que geram a venda e, principalmente, o pós-venda. Neste contexto, tudo indica que as duas situações devem ser aprimoradas. Quando o paciente nota que há uma preocupação com ele, com certeza voltará para consultas futuras”, destaca o CEO da SIS.

Geralmente, o conceito de marketing é associado a resultados financeiros. Por essa razão, a  ferramenta costuma ser voltada para coisas mais simples, como um banner e cartões. “Na verdade, o marketing é tudo o que acontece no ambiente, como um lugar para estacionar, um ambiente organizado ou a percepção de que a equipe é bem treinada e envolvida com a missão da empresa”, finaliza Dr. Éber.

 

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