•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

“Pão e Poesia” traz Cláudio Nucci em live solidária em Jundiaí

Cláudio Nucci volta a Jundiaí, agora virtualmente, para show neste sábado (30), às 20h, pelo Facebook do “Pão & Poesia, campanha on-line inspirada no festival que fez sucesso nos anos 90, em Jundiaí. Além de levar cultura e entretenimento à população, a iniciativa visa incentivar doações de alimentos não perecíveis, bem como produtos de higiene pessoal e limpeza, diretamente, para o Fundo de Solidariedade Solidariedade (Funss). O evento virtual terá a apresentação do músico Tom Nando, um dos idealizadores do “Pão & Poesia”, ao lado de Henrique Parra Parra.

Nascido em Jundiaí, Nucci mora, atualmente, no Rio de Janeiro, de onde participará da live junto com a esposa, Dri Gonçalves. Como cantor, fez sucesso com o Boca Livre. Como compositor tem sucessos como “Sapato Velho”, “Quem Tem a Viola” e “Toada” – feitos em parceria, e outras canções lançadas ao longo dos últimos 40 anos. É também violonista magistral e sempre tem, na ponta da língua, uma história para contar.

Com o Boca Livre, ao lado de Zé Renato, Maurício Maestro e David Tygel, estreou com disco, em 1979, que vendeu mais de 100 mil cópias. O quarteto atravessou os anos 80 como um dos mais importantes da MPB. Depois, optou por carreira solo, também fez dupla com Zé Renato, criou a banda Zil, bem como fez diversos shows e gravações que seguem agora com Dri Gonçalves.

Nucci tem gravações com Nana Caymmi, João Bosco, Flávio Venturini, Aldir Blanc e muitos outros. Com Toquinho e Vinícius de Moraes está no disco “Casa de Brinquedos”, que encanta crianças de diferentes gerações. Craque da MPB, em inglês, emplacou o sucesso “Song for a rainforest“, destaque da revista especializada “Billboard”. Canções do jundiaiense podem ser ouvidas nas vozes de Emílio Santiago, Simone e Cauby Peixoto.

O Festival

Em sua primeira versão da campanha, na década de 1990, o Festival “Pão & Poesia” reuniu mais de 200 artistas em vários anos, teve disco lançado e exposições, chegando a 100 toneladas de alimentos arrecadados em uma única edição. Neste momento de pandemia, as lives acontecem nas noites de sábado, desde 10 de abril, e, semanalmente, contam com convidados especiais que tenham vínculo com a cidade. As transmissões ao vivo pelas redes sociais contam com apresentações de música, teatro, dança, poesia, artes plásticas, fotografia, cinema e literatura, entre outras.

Arrecadação

O Fundo Social é o ponto permanente de arrecadação para as famílias em vulnerabilidade afetadas pela pandemia. Os interessados em colaborar podem doar alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, leite longa vida, leite em pó, sal, enlatados, molho de tomate e fubá), água mineral; fraldas, roupas e toalhas de banho; produtos de limpeza e de higiene pessoal (desinfetante, água sanitária, detergente, sabão em pó, sabão em pedra, álcool, xampu, sabonete); ração para animais; e saco de lixo.

Depois de triadas, as doações recebidas são repassadas para a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pela distribuição para as pessoas em vulnerabilidade por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo abrigo emergencial montado para a população em situação de rua no Complexo Esportivo Jardim Ângela.

O Fundo Social fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelos telefones: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

 

Ler Anterior

Saúde inicia pesquisa com testes de COVID-19 nos bairros em Jundiaí

Ler Próxima

Testes Rápidos: Jundiaí avança na identificação dos casos de COVID-19