Pandemia de coronavírus impulsiona mercado de limpeza
Empresa de limpeza Albatroz prevê crescimento de 30% em São Paulo e Rio de Janeiro
Um dos setores que vêm ganhando destaque em meio à pandemia do coronavírus é o mercado de limpeza profissional, por conta das recomendações da Organização Mundial de Saúde, que solicita mais critério e atenção de higienização nos ambientes. O Grupo Albatroz, empresa de limpeza, segurança e tecnologia, conta que a demanda cresceu 30% nas regiões de São Paulo, Santos, Ribeirão Preto, Campinas e Rio de Janeiro, em especial para os setores hospitalar, varejo, distribuição, industrial, aeroportos, terminais de passageiros, etc.
Segundo o diretor Marco Antônio Borges, a Albatroz, que faturou R$ 650 milhões em 2019, prevê um crescimento de 30% em 2020 para a área de limpeza. “Estamos estruturados para atender com precisão e exatidão as demandas de limpeza profissional, pois entendemos que é uma questão de saúde, que envolve vidas humanas e, consequentemente, suas famílias”.
Para a área de limpeza profissional, há um time dedicado para montar estratégias operacionais de acordo com cada segmento. Isso envolve entendimento do negócio, quantidade de pessoas que circulam no local, análise de periodicidade de limpeza, desenvolvimento de fluxo operacional, escalonamento de equipe, plano de análise de como a limpeza deve ser feita e por quanto tempo. “Parece uma estratégia simples, mas requer profundidade de análise para que o resultado seja efetivo”, avisa Borges.
Segundo relatório da Fiesp sobre plano de retomada da atividade econômica, “manter o ambiente de trabalho sempre higienizado e desinfetado (superfícies, mesas, objetos, telefone e teclados)” é a recomendação da OMS. Sendo assim, empresas que estão se preparando para voltar à operação deve se planejar e testar seu planejamento de limpeza.