Há 100 anos, Paulista de Jundiaí celebrava primeiro título de sua história
O Paulista de Jundiaí comemora um título especial neste 15 de abril. Nesta data, em 1920, o Galo de Jundiaí conquistava a primeira taça de sua história que irá completar 111 anos no próximo mês.
À época organizada pela Associação Paulista de Esportes Athleticos, entidade que comandou o futebol de São Paulo entre 1913 e 1936, o torneio Campeão do Interior reunia clubes de fora da capital.
Na decisão da competição, no estádio da Ponte Grande, que pertencia ao Corinthians, o Paulista goleou o XV de Piracicaba por 5 a 1, em uma partida que serviu de preliminar para o dérbi entre os donos da casa e o Palestra Itália.
De lá para cá, o Paulista tornou-se um dos mais tradicionais times do interior de São Paulo, sagrando-se campeão da Copa do Brasil em 2005 e disputando a Libertadores no ano seguinte.
Após seguidos anos na primeira divisão estadual e na Série B do Brasileiro, o Galo de Jundiaí amargou seguidos rebaixamentos até cair para a última divisão do Paulista e ficar sem calendário nacional.
Neste ano, após conquistar o acesso para a Série A3 o time busca evitar novo rebaixamento para a quarta e última divisão.
Fonte: G1 e Itupeva Agora