•  sábado, 23 de novembro de 2024

Livros interativos são tendência no mercado nacional

Diretora da Catapulta Editores explica sobre a importância dos títulos no aprendizado infantil

O livro tem papel fundamental na educação e desenvolvimento das crianças. O crescimento do mercado literário faz com que as editoras lancem, cada vez mais, títulos com diferentes propostas de interação. No mês em que se comemora o Dia do Livro no Brasil e no mundo, conheça mais sobre o universo da literatura infantil.

A proposta de entreter as crianças enquanto elas aprendem com o livro é umas das que têm boa aceitação entre os pequenos. “Muitos dos títulos paradidáticos e didáticos são interativos, ao mesmo tempo que ajudam no desenvolvimento da criatividade e da compreensão”, explica a diretora da Catapulta Editores no Brasil, Carmen Pareras.

Em 18 e 23 de abril, comemora-se o Dia de Monteiro Lobato (também conhecido como Dia Nacional do Livro) e o Dia Internacional do Livro, respectivamente. Os clássicos de Lobato permanecem presentes na memória de muitos adultos – e certamente inspiram as produções atuais. “A possibilidade de interagir com os títulos é uma das novidades dos livros contemporâneos”, afirma Pareras.

Interação e recursos sensitivos fazem com que os pequenos se interessem mais pelos títulos. Pareras comenta sobre a separação por faixa etária de cada obra, que contribui para o desenvolvimento das crianças. “Em cada idade, os pequenos precisam de determinados estímulos e apresentam respostas específicas. Pensar em conteúdo de acordo com a faixa etária permite trabalhar melhor a imaginação da criança”, acrescenta a diretora da Catapulta Editores no Brasil.

A editora conta com diversos títulos lúdicos e práticos, para diferentes faixas etárias. Conheça um pouco abaixo:

0 a 4 anos

Milomania – “Cores”, “Animais” e “Opostos” são os três títulos desta coleção, baseada em desenhos do artista argentino Milo Lockett. Com ilustrações cartonadas, o objetivo é estimular a memória e imaginação das crianças pequenas, que podem sentir as figuras ao passar o dedinho.

Arty Mouse – ao todo, são nove títulos com compõe esta coleção, entre atividades com giz, massinha e para escrever e apagar. Arty e seus amigos irão divertir as crianças enquanto elas exploram a criatividade, aprimoram o desenvolvimento cognitivo e a coordenação motora.

Coleção Abremente – com mais de 50 milhões de cópias vendidas pelo mundo, os títulos desta coleção oferecem atividades para crianças de 3 a 11 anos. Há livros com perguntas e respostas, desafios e outros com a possibilidade de escrever e apagar.

As crianças poderão se divertir enquanto aprendem com 400 perguntas, mais de 128 páginas de desafios e atividades para melhorar a coordenação motora, em que podem escrever, apagar e começar tudo novamente!

05 a 08 anos

O aviãozinho – Enxergar as diferenças no próximo pode dizer muito de si mesmo! Em um dos mais recentes lançamentos da Catapulta Editores, as crianças serão apresentadas umas às outras muito diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. A grande diversão será observar os cenários coloridos e onde o pequeno avião irá parar.

Lanternas de papel – o livro mistura brincadeira, decoração e artes manuais. As crianças poderão criar lanternas divertidas para decorar seu cantinho preferido. Além de incentivar a criatividade dos pequenos, a obra é indicada para trabalhar a coordenação motora e conta com 21 opções de montagem.

O pequeno príncipe – a história de Antoine de Saint-Exupéry é contada em um livro recheado de ilustrações. O olhar meigo do Pequeno Príncipe também passou para as peças de um quebra-cabeça que acompanha a obra. Essa pode ser uma ótima maneira de apresentar a narrativa aos pequenos.

Acima de 9 anos

Coleção O mais completo guia – que tal saber mais sobre a natureza, sobrevivência extrema ou como explorar o mundo? Esta coleção levará para aventuras incríveis crianças a partir dos oito anos.

Meu primeiro livro de confeitaria – quer aprender a fazer bolos e doces muito gostosos? Neste livro, crianças a partir dos oito anos poderão aprender a fazer guloseimas juntos com os amigos. São 12 receitas ente muffins, alfajores, cookies e outras delícias.

Gaturro Grandão – publicado em mais de 15 países e em 4 idiomas, o Gaturro consegue ser engenhoso, mordaz, inocente e adorável ao mesmo tempo. Voltado para crianças a partir de 8 anos, a obra traz histórias em quadrinho de maneira muito divertida.

Os livros mencionados estão disponíveis nas principais livrarias do país, em lojas físicas e online. Além disso, a Catapulta Editores está com um canal de vendas direto pelo WhatsApp para auxiliar papais e mamães com os pequenos, em casa, no período de isolamento social. Confira no link: https://wa.me/5511943242586.

Ler Anterior

Primavera Editorial lança “Mulher, solteira e feliz”, obra de Gunda Windmüller

Ler Próxima

Bem Brasil doa 50 toneladas de alimentos em lives de sertanejos