•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Pais e alunos aprovam plataforma de conteúdo on-line da Prefeitura em Jundiaí

A ausência de alunos da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí nas salas de aula, uma das medidas preventivas de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19), mudou a rotina das cerca de 38 mil crianças matriculadas nas EMEBs e de seus pais. Os estudantes, porém, seguem em atividade com o uso da plataforma de conteúdo on-line que, há uma semana, oferece conteúdo educativo para as crianças neste período de suspensão das aulas, que acarretou o isolamento social.

plataforma, que pode ser acessada por computador, tablet ou smartphone, está à disposição de moradores de 86,7% de residências jundiaienses com acesso à rede mundial de computadores, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A cidade dispõe de 126 mil pontos de acesso à banda larga e mais de 416 mil cidadãos com acesso à telefonia móvel. Vale lembrar que Jundiaí possui atualmente cerca de 420 mil habitantes.

Os alunos da Rede Pública estão conferindo na plataforma as sugestões de atividades da Unidade de Gestão de Educação (UGE) para fazer em casa, como exercícios de várias matérias, pinturas, brincadeiras e dicas de leitura, inclusive com a disponibilização de gibis da Turma da Mônica para a leitura on-line. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura de Jundiaí.

Katia Arlinda Domingos dos Santos é mãe de Eloisa Moreira dos Santos, de sete anos, aluna do 2º ano da EMEB Marly de Marco Mendes Pereira, no bairro Fazenda Grande. “A estratégia da UGE voltada às crianças nesta época de quarentena é de excelência. Minha filha continua estudando e, neste domingo, o dia foi de tarefas de inglês”, disse Katia, satisfeita em ver o empenho da menina acessando a plataforma criada pela Prefeitura.

A gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques, lembrou que o conteúdo oferecido às crianças não vai substituir ou repor as aulas presenciais planejadas e, que no momento, não podem ser dadas em função do isolamento social. “Criamos as atividades para dar aos pais insumos para os meninos e meninas estudarem em casa. Estamos recebendo informações dos responsáveis de como as crianças vêm lidando com a mudança de rotina. Muitas delas estão se adaptando bem, realizando seus deveres de casa, lendo e interagindo com os pais. É o que buscamos com a plataforma on-line”, destacou.

O conteúdo criado pela equipe da UGE foi pensado para que os adultos possam participar das atividades rotineiras de seus filhos, desde o momento em que a garotada acorda e faz a higiene pessoal, passando pelos momentos de tomar café da manhã e de estudar. “Buscamos a criação de vínculos afetivos entre as partes. Esta interação, através de atividades que despertem nas crianças o interesse pela leitura, contação de histórias e brincadeiras, é fundamental para que os objetivos da proposta sejam alcançados”, reforçou Vastí Ferrari Marques.

Reorganização
No último sábado (4), o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, anunciou a reorganização do calendário das escolas da Rede Municipal de Ensino, que terá 182 dias letivos em 2020 e 910 horas pedagógicas. Os 38 mil alunos seguirão em isolamento social de 6 a 20 de abril, em casa.

As férias escolares de meio de ano, normalmente marcadas para julho, serão antecipadas para o período entre 22 de abril e 3 de maio. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas justamente no pico da pandemia, previsto para abril, segundo o Ministério da Saúde. No segundo semestre de 2020, haverá um recesso escolar de 12 a 16 de outubro e o término das aulas ocorrerá em 22 de dezembro.

Ler Anterior

“Quarentena de histórias” traz conteúdos diários produzidos pela Cia. de Teatro para a criançada em Jundiaí

Ler Próxima

Medicações: oferta ampliada para evitar deslocamentos em Jundiaí