Coronavírus: Procon atento aos preços de produtos em Itupeva
A pandemia de COVID-19 (Coronavírus) tem elevado a busca por álcool gel, máscaras, itens de higiene e até de alimentos em supermercados, lojas de conveniências, drogarias e outros tipos de comércio. Essa alta demanda já era prevista, mas alguns locais praticam preços abusivos. Para dar continuidade no serviço prestado de fiscalização, o Procon de Itupeva solicita que a população realize as denúncias.
É importante que o consumidor tenha em mente o que ele está denunciando ao recorrer ao Procon. O aumento abusivo no preço de produtos, ou seja, a venda por um preço muito acima do praticado naturalmente no mercado sem justificativa, é uma infração ao artigo 39 da Lei Federal nº 8.078/90, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Quando um comerciante vende produtos com preços abusivos , ele se torna passível de investigação ou punição pelo órgão de defesa do consumidor. O aumento deve ser proporcional às despesas do comerciante e não deve prejudicar o consumidor final “acrescentou Viviane.
Como denunciar – Em Itupeva, o munícipe tem à disposição um canal exclusivo para denúncias, dúvidas e orientações. O serviço de esclarecimento de dúvidas e orientações funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas, pelo e-mail: procon@itupeva.sp.gov.br e também pelo WhatsApp: (11) 95445-2726.