Pesquisador lança romance sobre o Sudário para o período de quaresma e quarentena
Autor também oferecerá uma série de palestras online sobre o tema a fim de fazer uma análise da obra
Quaresma: tempo de reflexão, silêncio e meditação para os cristãos que se preparam para a chegada da Páscoa. Com o intuito de viverem melhor esse momento, muitos se isolam por um período para que, assim, possam refletir melhor sobre suas próprias ações. Nos últimos dias, porém, diante da pandemia do novo coronavírus que tem assolado a humanidade, não somente os cristãos, como adeptos ou não de outras religiões, também têm vivido um isolamento, porém muito mais intenso, para conter a propagação do vírus.
Com mais de 1,7 bilhão de pessoas confinadas em todo o mundo, segundo dados da AFP, muitas foram obrigados a mudar, radicalmente, suas rotinas, reforçando o uso da tecnologia em casa. Com isso, aumentou, exponencialmente, o número de cursos, palestras e outras atividades online. Além disso, internautas têm se juntado nas redes para orar e fortalecer sua fé nesse momento. Pensando em tudo isso, o Prof. Dr. Jack Brandão, considerado um dos maiores especialistas em Santo Sudário no Brasil, acaba de lançar o romance A saga desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja pela Editora Lumen et Virtus. A obra é um convite para uma viagem histórica, filosófica, teológica e imagética em torno do pano de linho que teria envolvido o corpo de Cristo após a sua crucificação.
Dessa forma, o livro é uma ótima opção não apenas para os cristãos, mas para todos aqueles que, de modo geral, desejam saber mais sobre os mistérios que ainda estão por trás do pano de linho e também sobre a história da Igreja.
Assim, a obra não se resume apenas a contar a trajetória da relíquia – desde a origem do tecido, iniciando-se com a plantação do linho no Egito até a sua chegada a Jerusalém, os meios empregados para salvá-lo e protegê-lo de seus possíveis inimigos, até sua elevação a objeto científico, a partir da fotografia de Secondo Pia, em 1898 –, mas também a abordar todo o contexto que a acompanhou, como a história da Igreja e dos Impérios pelos quais passou, em mais de dois mil anos de cristianismo.
Além disso, o pesquisador promoverá uma série de palestras online, gratuitas, a todos que adquirirem o livro para que tenham a oportunidade de fazer uma análise conjunta da obra.
Estudioso do tema há mais de 30 anos, o Prof. Dr. Jack Brandão tornou-se conhecido, nacional e internacionalmente, ao apresentar uma pesquisa inédita que nos mostra como o estudo da relíquia vai muito além de questões envolvendo a fé e a ciência. Brandão também recorre à História da Arte para comprovar sua tese de que o Sudário não seria uma mera pintura medieval como é apregoado por alguns.
Fruto de um trabalho intenso de pesquisas que durou anos, o romance faz perceber a importância de se entenderem as partes para a compreensão do todo e como aquelas se revelam maior do que este, ou seja, não se trata apenas do Sudário e da Igreja em si, mas de como toda a história da humanidade gira em torno de acontecimentos que envolveram os dois. Uma reflexão que pode, muito bem, ser aplicada em nossa vida e no momento pelo qual estamos passando, em que é preciso se distanciar das partes para enxergar a grandiosidade do problema.