Tratamentos dentários à distância são uma alternativa em tempos de quarentena e coronavírus
Com a suspensão dos atendimentos em consultório devido a pandemia do covid-19, a Dra. Patrícia Bertges explica como os tratamentos digitais tem sido usados como alternativa para acompanhar os pacientes.
A Dra. Patrícia Bertges é uma das pioneiras no Brasil no tratamento ortodôntico digital e revela que com a necessidade dos pacientes ficarem em casa a procura pelos tratamentos a distância cresceu bastante. Ela fechou temporariamente o seu consultório em Belo Horizonte, antes mesmo da resolução do CRO, e conta como está usando a tecnologia para dar prosseguimento aos atendimentos: “Devido a quarentena a procura pelo tratamento a distância aumentou muito e tenho atendido todos os meus pacientes remotamente. Hoje é possível planejar os movimentos dentários e monitorar a ativação do aparelho à distância, fazendo com que as visitas ao dentista sejam espaçadas por vários meses e os dentes continuem a se movimentar de maneira previsível e controlada. Esse sistema de monitoramento remoto permite não apenas que a pessoa possa cumprir a quarentena e dar sequência ao seu tratamento, mas também podemos acompanhar pacientes morando em outros estados e países com a mesma eficácia do tratamento presencial.”
Como funciona o tratamento digital
A especialista revela detalhes sobre a tecnologia que permite que tratamentos dentários sejam realizados a distância: “no campo da ortodontia usamos a tecnologia invisalign, que funciona por meio de um planejamento digital que permite que o aparelho seja produzido por meio de impressão 3D e projetado de forma única para a boca de cada paciente. Além de eliminar a necessidade de massinhas e moldes, essa tecnologia também permite que o indivíduo consiga visualizar de antemão o resultado que vai obter ao final do tratamento. O aparelho consiste em placas de encaixe transparente e removíveis, que também colaboram com a estética, pois dispensam a utilização de braquetes.”
Outros tratamentos possíveis
Além dos tratamentos ortodônticos, tratamentos estéticos como o clareamento dental podem ser feitos à distância: “Essa semana mesmo enviei por motoboy para uma paciente o molde para uma placa de clareamento, feito digitalmente com as imagens de alta resolução que temos em 3D da arcada dentária dela. Ela recebeu o molde e um vídeo detalhado meu explicando passo a passo do procedimento. A paciente já está usando o molde e sendo acompanhada e orientada por mim remotamente sem prejuízo algum.”
Oportunidade em meio à crise
A Dra. Patrícia Bertges acredita que a crise está forçando os profissionais em geral a fazerem uso das tecnologias e se posicionar em novas frentes de trabalho: ”Vivemos na era da informação, da automação e do mundo digital. Apesar de todos os aspectos negativos da pandemia e da crise, algo de bom que podemos tomar como lição é que esta situação nos impulsiona a fazer mais e melhor uso das tecnologias que dispomos e muitas vezes subaproveitamos.”