•  sábado, 23 de novembro de 2024

O emocional afeta a gagueira?

Dois milhões de brasileiros são gagos

Cerca de 5% da população mundial sofre com gagueira, e só no Brasil, mais de dois milhões são gagos. A gagueira, além de ser caracterizada como um problema na fala, que causa repetições e interrupções, também pode vir acompanhada de pequenos “tiques”, como fechar os olhos e dor muscular ou emocional.

Além de fatores genéticos e neurológicos, há também a gagueira causada por traumas. “Crianças inseridas em lares onde sofrem muita pressão, com pais autoritários, agressivos ou violentos, tendem a desenvolver dificuldades emocionais, como a gagueira”, conta Madalena Feliciano, hipnoterapeuta.

Cada caso de gagueira é único, e os tratamentos costumam ser com acompanhamento de fonoaudiólogos e psicoterapeutas. Além do convencional, a hipnose se mostrou como um dos tratamentos eficazes para gagueiras advindas do emocional, pois é exatamente seu objeto de estudo.

“Com apenas uma sessão, o paciente sai se sentindo outra pessoa. A gagueira é muito influenciada pelo emocional, quando descobrimos a causa e a revertemos, o gago pode ser mais confiante na fala, diminuindo o padrão de gagueira até que se torne mínimo”, afirma a hipnoterapeuta.

A comunicação pode prejudicar todas as áreas da vida, seja pessoal, profissional, espiritual ou emocional. Não seja um refém da gagueira, busque tratamento.

 

Ler Anterior

Startup cria comunidade para debater o futuro da construção civil após crise do Coronavírus

Ler Próxima

A importância de manter-se ativo em tempos de coronavírus