•  domingo, 24 de novembro de 2024

Profissionais da área de saúde devem aproveitar o isolamento social para rever processos e estudar pacientes

Por Dr. Éber Feltrim

Em tempos de incertezas como o mundo está atravessando agora, apenas uma coisa é certa: que isso tudo uma hora vai passar. Não adianta apontar culpados, entrar em pânico, ou ficar se perguntando o tempo todo como que o mercado vai responder a essa fase no futuro. Te convido a deixar isso de lado, arregaçar as mangas, e se planejar. Quem se preparar, vai sair na frente quando essa crise acabar.

O ideal neste momento é elaborar um planejamento estratégico, traçar novos caminhos a serem seguidos e tomar ou rever decisões, para que a sua clínica possa continuar saudável e atuando. Vai apertar o lado financeiro? Não tenha dúvida. Se você conseguiu fazer algumas reservas tudo bem, mas se é igual a esmagadora maioria que pensa em guardar dinheiro só quando sobra, então seria bom já entrar em contato com o seu gerente de banco ou estudar a portabilidade de algum empréstimo que esteja em vigência.

Aproveite para analisar a parte física e estrutural. Verifique como está a recepção, fachada, instalações de forma em geral, equipamentos e insumos. Anote tudo o que precisar ser melhorado, modificado ou até mesmo substituído. O cliente necessita encontrar conforto e facilidade desde estacionar o carro, até ir embora com o seu problema resolvido.

Lembre-se de que o seu paciente observa tudo ao redor e quem acolhe-lo da melhor forma possível, principalmente tanto para sanar uma dor aguda, ou até mesmo em consulta de retorno, irá idealizá-lo.

Converse com o teu time de colaboradores para que eles possam investir o tempo, durante o isolamento social, em cursos online para que todos possam aprimorar ainda mais as práticas do dia a dia. Há diversas instituições que estão disponibilizando em suas plataformas EAD aulas gratuitas, ou a preços simbólicos.

Outro ponto importante, estude os seus clientes. Trace um planejamento para eles também, veja qual foi a última vez que estiveram no consultório, até onde o tratamento avançou para propor o que pode ser feito. Crie para ele um cenário positivo do que possa ser feito e o quanto esse novo tratamento pode trazer benefícios, bem-estar e autoestima. Fidelizar não requer apenas qualidades técnicas, é preciso que ele perceba o empenho do profissional para resolver o seu problema e que ele também é importante, mesmo nos momentos em que não esteve presente.

O seu paciente também estará sobrecarregado quando tudo isso terminar, seja gestor, porque assim como você, quer por a casa em ordem ou o colaborador, repleto de tarefas e metas para cumprir. Então, flexibilizar a agenda disponibilizando horários durante os finais de semana, ou até um pouco mais tarde, vai ser bem aceito.

Quando esse tipo de situação ocorre, não existe sorte. É preciso transformar o problema em oportunidade. Por isso, coloquei algumas questões referente a crises, não somente para entendimento, mas também o que fazer para superar essa etapa.

Toda crise tem elementos, entre eles estão ‘A crise tem solução’, ‘Toda crise acaba’ e ‘Sempre haverá uma lição por trás de tudo isso’. Vale para a vida e para os negócios também.

Agora, mãos à obra.

 

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