•  sábado, 23 de novembro de 2024

Sustentáveis e práticos, growlers conquistam os cervejeiros brasileiros

O material utilizado na produção do garrafão de cerveja pode ser de cerâmica, aço inoxidável, pet ou o mais comum que é o de vidro

Antes da popularização das cervejas engarrafadas e da invenção da geladeira, no século 19, nos Estados Unidos, a única forma de poder apreciar sua cerveja favorita era abastecer uma espécie de balde com tampa em uma cervejaria mais próxima. O barulho que o gás carbônico da cerveja fazia dentro do recipiente parecia um cachorro rosnando, sendo que rosnar em inglês é to growl, e foi assim que os americanos decidiram batizar o garrafão de cerveja de “Growler”.

Assim que as cervejas engarrafadas começaram a ganhar força, os Growlers foram perdendo espaço. Porém, nos anos 80, eles voltaram em uma versão repaginada, com alças, logos e ilustrações sofisticadas. No Brasil, o garrafão de vidro se popularizou de uns tempos pra cá, por conta do crescimento das cervejarias artesanais. “Muitas marcas oferecem algumas cervejas apenas direto da torneira, então o growler é uma forma prática do consumidor levar a bebida para qualquer lugar sem que o sabor e a qualidade sejam comprometidos”, explica Alexandre Xerxenevsky, cofundador e cervejeiro da X Craft Beer.

Localizada na região de Interlagos, a marca passou a criar promoções para os clientes que iam até a loja ou que pediam o litro através de aplicativos de delivery. “O growler tem essa questão de ser um acessório vintage e ao mesmo tempo moderno, o que chama a atenção do público que gosta de cerveja e quer apreciar seu estilo favorito em qualquer lugar sem ter que consumir tudo de uma vez”, ressalta o empresário.

Se armazenada de forma correta no garrafão, a bebida pode ser consumida em até 10 dias. A X Craft Beer utiliza um sistema de enchimento dos growler´s por contrapressão que elimina o contato da cerveja com oxigênio, fazendo com que ela preserve suas características por muito mais tempo.

Além disso, o Growler é um importante aliado em relação às causas sustentáveis, pois evita o descarte de garrafas de cerveja e o processo industrial de engarrafamento. O material utilizado na produção do garrafão pode ser de cerâmica, aço inoxidável ou o mais comum que é o de vidro. Geralmente os growlers de vidro possuem cor escura para minimizar a incidência de luz na cerveja.

A X Craft Beer tem growlers pet e de vidro para as 8 torneiras de chopp disponíveis. O delivery pode ser adquirido pelo Ifood, diretamente na cervejaria mediante agendamento ou através do site www.delivery.xcraftbeer.com.br

Ler Anterior

Startup de moda sustentável é selecionada para Projeto Legado 2020

Ler Próxima

Coronavírus: desobedecer ordem de isolamento é crime