•  domingo, 24 de novembro de 2024

Com melhorias no prédio do DEFBEA, castrações começam a ser feitas na segunda (16) em Itupeva

Após a realização de diversas melhorias na área técnica do DEFBEA (Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal), como reforma do centro cirúrgico e aquisição de novos equipamentos, a partir da próxima segunda-feira, 16 de março, a Prefeitura de Itupeva dará continuidade às atividades de castração de cães e gatos SRD (sem raça definida).

“Desde o início da semana, conforme a lista de espera, estamos contatando as pessoas que cadastraram seus animais. Também estamos estudando uma ação de mutirão para zerar a lista o mais rápido possível. Ressalto que o cadastro é continuo, e para toda população itupevense”, comentou o secretário adjunto de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Altair Infanger.

O intuito é acabar com a lista de espera que conta com quase 350 animais e continuar as castrações, pois sempre há animais que precisam desse serviço. Em 2019 foram realizadas 527 castrações, e o objetivo deste ano, é superar esse número.

“A princípio serão duas ou três cirurgias para melhor ambientação do centro cirúrgico, mas a partir de maio, as castrações terão seus números ampliados. Tendo sempre como objetivo a redução da natalidade e do abandono de cães e gatos, a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar animal”, explicou a veterinária do DEFBEA, Jane Fraga.

As vagas são destinadas a cães e gatos sem raça definida (srd), com idade mínima de 5 meses e máxima de 7 anos. As fêmeas não poderão estar amamentando, no cio ou prenhes.

Como aderir – O cadastro para a castração de cães e gatos pode ser feito presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, na Chácara Abobrinha localizada na Estrada Municipal IVA, 173 no bairro do Pinheirinho, ou no DEFBEA, na rua XV de Novembro, 451 no bairro Paineiras.

É necessário apresentar cópia dos seguintes documentos:

– RG ou CNH;

– Comprovante de endereço em nome do tutor;

– Certidão de Casamento (em casos que o comprovante estiver em nome do cônjuge);

-Declaração com firma reconhecida (para casos em nome de terceiros, comprovando que a pessoa reside naquele local);

– Carteira de Vacinação do animal a ser castrado (quando houver);

– Caso o munícipe participe de algum programa social, como, por exemplo, o Bolsa Família, é necessário comparecer com o comprovante.

O DEFBEA reforça que as vagas são intransferíveis e o procedimento será realizado apenas em animais cadastrados, por meio do tutor inscrito.

Após o pré-cadastro, o munícipe deverá aguardar o contato do setor responsável que informará sobre a data da realização do procedimento.

Para mais informações entre em contato com o DEFBEA: (11) 4593-3188 e (11) 4496-1777.

Ler Anterior

Empresa Bresco anuncia ampliação de galpão e construção de escola no Rio das Pedras em Itupeva

Ler Próxima

Clube de Leitura ‘Jogos Vorazes’ é tema de encontros na Biblioteca Professor ‘Nelson Foot’ em Jundiaí