•  domingo, 24 de novembro de 2024

Fiocruz dá treinamento para diagnóstico do novo coronavírus

A capacitação será conduzida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo da Fiocruz, referência nacional para o tema. Participam especialistas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste

Em mais uma rodada de capacitação para diagnóstico laboratorial do novo coronavírus (SARS-CoV-2) com profissionais que atuam na rede brasileira de Laboratórios Centrais de Saúde Pública, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ministério da Saúde promovem, nesta quarta-feira (11/03) e sexta-feira (13/03), o treinamento de técnicos de oito estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Com isso, chegará a 12 o número de laboratórios públicos treinados pela Fiocruz e que estão aptos a realizar os testes específicos para detecção do microrganismo.

A atividade, oferecida pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério, integra o esforço nacional de vigilância e monitoramento dos casos da COVID-19. A iniciativa também conta com a participação do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). Participam nesta quarta-feira especialistas do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Na sexta-feira, serão capacitados profissionais de Sergipe e Alagoas.

De caráter teórico-prático, a capacitação será realizada nas dependências do Laboratório, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro. Serão abordados temas relacionados à vigilância laboratorial, protocolo para o diagnóstico do novo coronavírus, recomendações sobre biossegurança, transporte de amostras e discussão geral sobre a situação atual de cada estado e as perspectivas em relação à vigilância. Montagem de protocolos, revisão e análise dos resultados também serão temas do encontro.

No treinamento serão utilizados os kits com insumos para a realização de testes diagnósticos para o novo coronavírus produzidos pela Fiocruz. Desenvolvidos por Bio-Manguinhos e pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), os kits foram encomendados pelo Ministério à Fundação diante da identificação dos primeiros casos no Brasil e da preparação para uma possível disseminação da doença em território nacional. Cerca de 30 mil kits estão sendo distribuídos à rede de laboratórios públicos de todo o país.

Histórico

O Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) já realizou a capacitação de especialistas dos Institutos Adolfo Lutz, de São Paulo, e Evandro Chagas, do Pará, além de técnicos dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública de Goiás e Rio Grande do Sul. A partir de solicitação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), profissionais de nove países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai) também receberam o treinamento.

 

Ler Anterior

Consórcio pode ser alternativa para quem quer fazer cirurgia estética ou reparadora

Ler Próxima

Exército envia mais 50 soldados para ajudar no rescaldo do temporal em Santos, após intermediação do Tenente Coimbra