•  terça-feira, 26 de novembro de 2024

Semana do Consumidor: idosos recebem orientação sobre como não cair em golpes em Jundiaí

Contratei um empréstimo consignado e estão cobrando taxas abusivas; contratei um eletricista e ele não fez um bom trabalho; aparecem cobranças indevidas no meu cartão de crédito… perguntas como essas fizeram parte de uma divertida – porém séria – brincadeira com idosos, realizada na manhã desta terça (10), dentro da programação da Semana do Consumidor.

O evento foi realizado no CRIJU – Centro de Referência do Idoso de Jundiaí, em uma iniciativa do Procon Jundiaí. A aposentada Vera Lúcia Zichel Nascimento aproveitou, por exemplo, para tirar dúvidas sobre a Black Friday. “Eu acho é que os preços aumentam na semana de promoção”, disse, aproveitando para também tirar uma carta com uma pergunta que foi respondida pela equipe do Procon Jundiaí. “Com essas orientações, consigo saber se o preço vale a pena”.

O encontro teve à frente o chefe do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, acompanhado por representantes da OAB Jundiaí e das unidades do Procon São Paulo e Várzea Paulista.

O chefe do Procon destacou que os idosos são um público mais vulnerável, graças aos oferecimentos de empréstimos consignados para aposentados e pela pouca familiaridade com a tecnologia. “Recebemos muitos idosos no Procon reclamando de cobranças indevidas e empréstimos consignados que eles sequer se lembram de terem feito. Essas dicas irão ajudá-los a ficar atentos a golpes, porque os criminosos são muito espertos”, disse. Os participantes, que lotaram o CRIJU, também receberam a cartilha “Direitos do Consumidor Idoso e outras informações úteis”, do Programa São Paulo Amigo do Idoso.

Dicas para não se enrolar (em todas as idades)

  • Se realmente precisar de um empréstimo consignado, não comprometa mais de 30% de sua renda (salário, aposentadoria) com o pagamento de parcelas
  • Não faça empréstimos em seu nome para outra pessoa, pois, se ela não pagar, você é que será cobrado
  • Nunca forneça seus dados bancários a estranhos, principalmente por telefone, e não aceite ajuda de desconhecidos
  • Desconfie sempre de serviços que não foram agendados (tv a cabo, companhia de fornecimento de energia etc.). Na dúvida, ligue para a empresa para confirmar a visita, mas não pegue o número de telefone com o funcionário, e sim de alguma conta ou documento seu que tenha essa informação
  • Não acredite em “milagres”: medicamentos que prometem curar qualquer coisa, “rejuvenescer” da noite para o dia, promoções “imperdíveis” etc. Antes de comprar, busque informações e denuncie publicidade enganosa
  • Quando tiver dúvidas, não assine nenhum contrato ou formulário de compra

Programação

A programação da Semana do Consumidor foi aberta na noite desta segunda (9), na Unip, com um debate entre especialistas sobre os desafios do Código de Defesa do Consumidor, no ano em que o conjunto de normas completa três décadas de implantação no Brasil. O gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael, representou o prefeito Luiz Fernando Machado. “Jundiaí é uma cidade que se preocupa com o cidadão e valoriza a participação da sociedade de forma conjunta”, ressaltou o gestor.

Os eventos prosseguem nesta quarta (11), às 19h30, com uma palestra sobre sistema financeiro ministrada por Diógenes Donizete Silva, especialista do Programa de Superendividamento da Fundação Procon, também na Unip. Finalmente, na sexta, dia 13 de março, o Procon Móvel estará no centro de Jundiaí, realizando atendimentos das 9h às 16h.

 

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