•  domingo, 24 de novembro de 2024

Está pensando em ter filhos? Leia estas 7 curiosidades sobre Reprodução Humana que podem fazer diferença para você

Você sabia que na medicina um casal é considerado infértil se for incapaz de engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas? No Brasil, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 15% dos casais em que a mulher tem até 35 anos, apresenta problemas de fertilidade. Mas para quem enfrenta o desafio e deseja muito ter um filho a Fertilização In Vitro (FIV) é a técnica mais realizada no mundo devido às suas altas taxas de sucesso. Confira algumas curiosidades. Por Dr. Marcos Sampaio* e Dr. Selmo Geber*, médicos da Clínica Origen.

 

O primeiro bebê de proveta, gerado através da técnica de fertilização in vitro, foi Louise Brown, que nasceu em 1978, no interior da Inglaterra.

A taxa de sucesso da técnica depende diretamente da qualidade do óvulo que é baseada na sua “idade”. Mulheres com até 35 anos de idade tem maiores as chances de sucesso.

A FIV pode ajudar a prevenir a transmissão de doenças hereditárias por meio da técnica de diagnóstico genético pre-implantação, quando são selecionados aqueles que não têm o gene portador da doença específica da família.

A FIV pode ser realizada com óvulos e espermatozoides “a fresco” ou congelados. Gametas congelados não tem prazo de validade. A técnica de criopreservação mantem os gametas a -196ºC por tempo indeterminado.

Os óvulos não têm prazo de validade depois de congelados. Entretanto, a qualidade deles tende a ser pior com o avanço da idade. Por isso, recomenda-se o congelamento até os 35 anos para melhorar a chance de sucesso na fertilização futura.

A chance de uma gravidez gemelar é maior em ciclos de FIV pois transferimos 2 embriões para aumentar a chance de gravidez. Entretanto, a decisão quanto ao numero de embriões a serem transferidos é do casal, baseado na relação de risco (gemelar) versus benefício (maior chance de gravidez)

O risco de ter um filho com alguma doença é o mesmo de uma gravidez após FIV ou ciclo natural.
 

 

Ler Anterior

São Paulo terá o maior Treinamento de Inteligência Emocional do mundo de 20 a 22 de Março

Ler Próxima

Dia da mulher: Fabiano de Abreu acredita que o homem sempre temeu o poder que a mulher poderia ter sobre ele usando a força como argumento