•  domingo, 24 de novembro de 2024

Alguns têm mais medo de falar em público do que de morrer

Esse medo já te limitou alguma vez? Confira como a oratória pode te ajudar

Pesquisas apontam que muitos têm mais medo de falar em público do que medo da morte, já pensou? Experiências negativas podem acabar nos marcando inconscientemente, levando a sintomas como taquicardia, sudorese, tremedeira, ansiedade, insegurança e baixa autoestima toda vez que um número considerável de pessoas está prestando atenção no que vamos falar.

Isso acontece por conta de pensamentos limitantes em relação à você mesmo, mas podem ser mudados com a prática de oratória. Trabalhar sua comunicação melhora experiências pessoais, profissionais e consigo mesmo.

“A única diferença entre chegar cheio de medo para uma apresentação em público ou pensando com alegria que a platéia quer te ouvir é a preparação e oratória. Esse não é um dom de alguns, e sim uma habilidade que todos podem desenvolver”, conta Sirley Maciel, professora de oratória e presidente do Instituto Intrepeds.

Quando se está de bem consigo mesmo a insegurança vai embora, e até mesmo aquela conversa em grupo após o trabalho nunca mais lhe causará desconforto. A comunicação humana é algo natural e imprescindível, apenas é preciso, às vezes, tomar alguns passos menores e mais lentos no caminho.

“Com a oratória, você pode encontrar as melhores pessoas e melhores momentos, que acontecem quando você se comunica com o mundo externo”, afirma Sirley.

Através do artigo “Oratória é sinônimo de felicidade?” na revista Sukcess, você pode acompanhar na íntegra o quanto ela interfere nas suas relações interpessoais e, consequentemente, em sua vida, pelas palavras da especialista.

 

Ler Anterior

LGPD: A colaboração entre direito e TI

Ler Próxima

Imposto de Renda 2020: organização é aliada do contribuinte para não cair na malha fina