No mês em que se comemora o Dia da Água, Itupeva recebe Nascente Modelo
A Prefeitura de Itupeva deu início na manhã desta sexta-feira, 6 de março, ao projeto da Nascente Modelo, localizada na área verde do Loteamento Residencial Tosi. O objetivo é sensibilizar a população a respeito da importância da preservação desse recurso hídrico.
O prefeito Marcão Marchi comentou sobre a iniciativa. “Com a correria do dia a dia a gente não se atenta, mas, essa é uma das ações mais valiosas para o nosso futuro. A presença desses estudantes só reforça a importância da preservação”, disse ele.
A Nascente Modelo tem como principal objetivo sensibilizar a população, alunos da rede municipal, estadual e particulares de ensino a respeito da importância da preservação de nascentes, sobre a disponibilidade da água que elas fornecem e qual a importância delas em nosso cotidiano para nossa sobrevivência.
O secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves, explicou sobre o que foi feito no espaço. “Quando chegamos aqui, não havia nenhum sinal de preservação. A nascente estava realmente abandonada. Hoje, podemos ver um local bem cuidado, com acesso e que se torna símbolo da preservação do Meio Ambiente em Itupeva”, afirmou.
A nascente é também uma das diretivas do Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, que foi lançado em 2007 e tem como propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Agora o projeto da Nascente Modelo se junta ao Centro de Educação Ambiental, inaugurado no ano passado. No espaço, durante a visita que dura em média uma hora, os alunos exploram elementos como a horta, orquidário, compostagem, árvores nativas e coleta seletiva.
Participaram, também, o vice-prefeito, secretário de Governo, Alexandre Mustafa; membros do secretariado municipal; a vereadora e presidente da Câmara, Tatiana Salles, além dos vereadores Ezequiel Alves de Oliveira, Márcio Gallo, Edicarlos Candiani Luna, Osvando dos Santos, Salvador Philomeno e César Farali.