Psicologia Viva atinge 2 milhões de vidas cobertas
Uma das investidas do BMG UpTech, a startup mineira é referência em terapia online para empresas e operadoras de saúde e já conquista primeiros contratos internacionais.
O Psicologia Viva, plataforma que oferece programa de saúde emocional e orientação psicológica digitais, alcançou, em janeiro, uma cobertura de 2 milhões de pessoas no país. O resultado consolida a startup mineira – que é uma das investidas do BMG UpTech – no mercado brasileiro e abre caminho para sua expansão internacional. Atualmente, a empresa atua em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Santiago, no Chile, e espera ampliar sua presença na América Latina em 2020.
A ferramenta tem se destacado por ressignificar a forma de cuidar da saúde mental. Com terapia 100% online, oferece a oportunidade para os pacientes se consultarem com psicólogos por videoconferência, ou seja, ambos podem ver e ouvir um ao outro. O aplicativo tem suporte para áudio e texto. “Nossa expertise está em educar a sociedade quanto a problemas emocionais e democratizar o acesso à terapia. E os números mostram que existe uma demanda reprimida que é perfeitamente absorvida pelo atendimento online”, argumenta o CEO do Psicologia Viva, Fabiano Carrijo.
Ele se refere ao fato de os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicarem que fadigas e doenças emocionais (ansiedade, depressão, estresse, bornout etc.) serão a principal causa de afastamento do trabalho no mundo a partir deste ano, sendo que, para algumas empresas, essa já é a realidade. A psicoterapia é peça fundamental para mudar esse cenário, pois pesquisas apontam que ela pode prevenir até 80% dos casos.
No entanto, inúmeras pessoas não conseguem iniciar e dar continuidade ao tratamento terapêutico, devido, principalmente, às dificuldades de deslocamento nos grandes centros urbanos e à baixa disponibilidade de agenda dos psicólogos em dias e horários não comerciais. Além disso, entre 50% e 60% das cidades brasileiras não possuem psicólogos.
Com certificado do Conselho Federal de Psicologia e certificados internacionais de segurança em consultas online (Hipaa Compliance e Comodo), o Psicologia Viva foi criado, em 2015, com o objetivo de contribuir com soluções inovadoras para esses problemas. Assim, a startup se especializou no atendimento a grandes companhias. Hoje são mais de 40 clientes, entre eles Grupo Algar, SulAmérica, Azul Linhas Aéreas, Avon, Porto Seguro, Siemens, Unimeds, FTD Editora. “Considerando as companhias que acessam nossa plataforma a partir dos planos de saúde, temos colaboradores de mais de 120 empresas que utilizam a ferramenta mensalmente”, explica Carrijo.
Resultados
Além da marca expressiva de mais de 2 milhões de vidas cobertas e dos clientes de grande porte, a plataforma alcançou resultados impactantes também para os usuários. Isso pode ser percebido diretamente pelos feedbacks fornecidos pelos pacientes:
– 85% afirmam que a consulta pelo Psicologia Viva é igual ou melhor em relação a consultas presenciais;
– 92% perceberam melhora na vida pessoal e profissional;
– 76% já haviam se consultado com um psicólogo antes do Psicologia Viva, mas interromperam o tratamento por falta de tempo e dificuldade de encontrar um profissional;
– 24% nunca tinham ido ao psicólogo, mas passaram a utilizar o aplicativo por recomendação da empresa e pelos depoimentos dos colegas de trabalho.