CIPA promove palestras para o bem-estar dos servidores públicos em Itupeva
Nos últimos dias os servidores públicos da Prefeitura de Itupeva passaram por uma experiência inovadora. Pela primeira vez tiveram acesso e aprenderam um pouco mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares, programa implantado em Itupeva há três anos. A iniciativa é da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em parceria com a Secretaria de Saúde.
As servidoras Maria Ângela Cal Rodrigues e Telma Marques, gestoras do programa, foram convidadas pela CIPA para realizar as palestras no barracão da Infraestrutura e Manutenção da Cidade e no Velório Municipal.
“Além das palestras aplicamos um questionário que será usado para fazer um levantamento de como se encontra a saúde do servidor público. As queixas mais recorrentes são as mesmas: ansiedade, dores pelo corpo e de cabeça”, explicaram as gestoras.
Durante as palestras foram abordadas as práticas gratuitas disponíveis, como o Reiki, Dança Circular, Biopuntura, Auriculoterapia e Arteterapia.
Agora, o objetivo é que estas palestras sejam realizadas em outros setores, conforme demandas apresentadas pela CIPA e pelo diagnóstico observado durante as conversas e pesquisas.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.