Instituto de Embalagens debate sustentabilidade no processo produtivo durante a PPW
Entre os destaques da participação do Instituto durante a feira está a abertura de diálogo entre as cadeias e a promoção de conhecimento
A indústria da embalagem vive um momento de desafio, já que precisa se reinventar para atender às tendências de um mercado global que caminha para um futuro cada dia mais sustentável e próximo ao consumidor.
No entanto, ainda é preciso enfrentar as dificuldades que surgem com a falta de informação. “Um dos maiores problemas no mercado de embalagem, e que se sobressai à questão da matéria-prima, projetos ou máquinas, é a ausência de conhecimento sobre o ciclo completo desde o conceito até a disposição das embalagens”, pontua a diretora do Instituto de Embalagens, Assunta Napolitano Camilo.
Para aumentar o diálogo entre indústria e o consumidor, a ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos realiza a PPW – PACKAGING & PROCESS WEEK – Feira Internacional de Tecnologia, Processos e Embalagens para as Indústrias de Alimentos, Bebidas, Cosmética, Farmacêutica e Química, de 15 a 18 de setembro, no São Paulo Expo.
O evento foi criado com a finalidade de atender às demandas do mercado, impulsionar os negócios e unir todos os elos da cadeia nacional e internacional. Em sua primeira edição, a PPW conta com o apoio oficial do Instituto de Embalagens (SP).
“A PPW dará a oportunidade ao Instituto de Embalagens de compartilhar conhecimento e levar informações relevantes para quem quer desenvolver embalagens melhores para um mundo melhor”, diz Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
O futuro da embalagem é sustentável
“A PPW nos permitirá, pela dimensão e quantidade de pessoas que encontraremos reunidas, levar conhecimentos sobre o tema. Acreditamos que a sustentabilidade é um fator que interessa e é de responsabilidade de todos os elos da cadeia, desde a indústria até a criança na escola”, complementa.
Pensando em empresa, seja de pequeno ou grande porte, o trabalho de sustentabilidade passa por um processo de reeducação, de repensar a embalagem não como um ciclo produtivo. Neste cenário, aplicar de forma efetiva a Economia Circular é o principal caminho que deve ser seguido pela indústria, já que a atual Economia Linear, na qual apenas se produz, vende e descarta, não atende mais às exigências globais. “Afinal, quando se educa estamos fortalecendo a sustentabilidade”, explica Assunta.
Ela ainda pontua que muitas empresas almejam tornar seu processo sustentável, porém, colocam o custo como impedimento. “Chegamos a um ponto no qual é preciso entender que não fazer a migração para práticas sustentáveis acarretará em um custo maior para a empresa no longo prazo. O desafio maior é sair da promessa e ir para a prática”, finaliza.
A instituição também atua no desenvolvimento de conteúdo sobre embalagens, tendo já lançado 18 obras. Em 2014, lançou o primeiro livro em inglês, Better Packaging Better World, que foi distribuído em vários países. Em 2016, foi a vez da coleção de títulos bilíngues (português-inglês) Better Packaging Better World, que já conta com oito livros. Neste ano, a cartilha desenvolvida para o público infantil ganhará uma versão em alemão que será lançada durante uma feira na Alemanha.
A PPW é realizada pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, com promoção e organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado, e contará com o apoio oficial da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio), Abal (Associação Brasileira do Alumínio); ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço); ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates), ABIEA (Amendoim e Balas, Associação Brasileira das Indústrias Etiquetas Adesivas); Abief (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis); ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos); Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados); ABIPLA (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins); ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas); Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo); Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro); ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado); ABRADILAN (Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos); ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas); ABRAFRIGO (Associação Brasileira de Frigoríficos); ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento); AGAGEL (Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis e Afins); ANR (Associação Nacional de Restaurantes); CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial); FEBRAE (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros); FENEMI (Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial); Sistema FIEAC (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre); Sistema FIEPA (Federação das Indústrias do Estado do Pará); Sistema FIEPE (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco); FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo); Governo do Estado de São de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento; Instituto de Embalagens; Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos); SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial); Simplás (Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho) e SINDIMOV (Sindicato da Indústria do Mobiliário de São Paulo).
SERVIÇO
PPW – PACKAGING & PROCESS WEEK
Data: 15 a 18 de setembro de 2020
Local: São Paulo Expo
Mais informações: https://www.ppwfeira.com.br/
Sobre a ABIMAQ
A ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.
Sobre a Reed Exhibitions Alcantara Machado
A Reed Exhibitions é uma empresa líder mundial na organização de feiras e eventos com atuação em 38 países e 500 eventos distribuídos pelas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia. No Brasil, organiza mais de 40 feiras em todo o território nacional entre eventos de negócios e voltados ao consumidor final. Anualmente recebe mais de 5 mil expositores e mais de 1 milhão de compradores em seus eventos. A Reed Exhibitions Alcantara Machado está comprometida com o desenvolvimento dos mercados em que atua e com a geração de negócios a toda a cadeia.
Sobre o Instituto de Embalagens
Fundado em 2005, o Instituto de Embalagens tem o objetivo de levar conhecimento para o setor de embalagens, visando o seu avanço e crescimento. O trabalho consiste na coordenação e realização de cursos, encontros, treinamentos e publicações técnicas.
Desde a criação do Kit de Referências de Embalagens, primeiro material didático do Instituto de Embalagens, a entidade já publicou 18 livros e realizou 81 cursos e 124 eventos, com a participação de mais de dez mil profissionais.
A crença do Instituto de Embalagens é que melhores embalagens promovem mundo melhor.