Fundo Social promove plantão de crédito na Praça da Cidadania em Santo André
Projeto piloto tem como foco ajudar alunos das Escolas de Qualificação a empreender e gerar renda
O Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Banco do Povo, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta semana o primeiro plantão de crédito para formandos das Escolas de Qualificação Profissional do órgão na Praça da Cidadania, no Jardim Santo André, em Santo André.
Com o objetivo de estimular a economia local, os alunos participaram de um workshop de empreendedorismo sobre controle de gastos e fluxo de caixa e, após a oficina, agentes do banco realizaram um plantão de dúvidas para explicar sobre linhas de crédito e regularização do próprio negócio.
A aluna da Escola de Beleza, Estética e Bem Estar, Juliana Moreira, de 32 anos , diz que por meio da ação foi possível tirar as dúvidas para regularizar seu salão de cabeleireiro: “Já iniciei a implementação do meu negócio, mas não sabia detalhes da documentação necessária para regularização. Com o curso e as orientações, agora vou poder conquistar minha independência financeira”, disse.
O programa de apoio ao empreendedorismo nas unidades da Praça da Cidadania é um projeto piloto do Fundo Social de SP que, além de promover a capacitação profissional pretende estimular a geração de renda dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado.
A primeira Praça da Cidadania foi inaugurada em outubro de 2019 e está localizada no Jardim Santo André, em Santo André no ABC. O espaço conta com quadra poliesportiva, horta social, estação de gestão de resíduos e parque infantil , além das escolas tradicionais do Fundo Social de São Paulo.