Chuvas em Jundiaí já atingiram 85% do esperado para fevereiro
Nas últimas 24 horas já foram registrados os seguintes volumes de chuvas nos pluviômetros da cidade:
Roseira: 92 mm
Jardim Tamoio: 77 mm
Jardim Santa Gertrudes: 72 mm
Jardim Florestal: 63 mm
Fazenda Grande: 63 mm
Não houve nenhuma ocorrência mais grave até o momento. Equipes da Defesa Civil e de demais órgãos da Prefeitura constituintes da Força Tarefa Municipal continuam as vistorias nesta segunda-feira (10) e seguem acompanhando as condições do tempo.
A Defesa Civil também fez diversas vistorias de campo preventivas no sábado e domingo das 16h às 21h, não havendo nenhuma ocorrência associada às chuvas.
Fortes chuvas também atingiram cidades da região a montante do Rio Jundiaí e Jundiaí-Mirim, o que contribuiu para o aumento do nível do Rio e afluentes na cidade.
Previsão do Tempo
Na segunda-feira (10), a passagem de uma frente fria pela costa, criará condição para chuva generalizada. Os ventos sopram do oceano na terça-feira (11), mantendo tempo nublado com chuva fraca ao longo do dia. Na quarta-feira (12), há previsão de chuva forte apenas no norte do estado, onde ocorrem temporais de intensidade forte acompanhados de rajadas de vento e descargas elétricas. Na faixa leste ocorrem chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Na quinta-feira (13), o tempo segue nublado com chuva fraca na faixa leste e pancadas de chuva moderada-forte no nordeste do estado, que possuem curta duração.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. O órgão orienta que em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas. Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.
É importante que todo cidadão fique atento neste período chuvoso para eliminar os criadouros de mosquitos transmissores da dengue, chikungunya, vírus zika e febre amarela. Deve-se sempre observar se há água parada nos vasos e pratos de plantas, água parada em calhas, manter o lixo bem fechado e no interior das lixeiras, e verificar a presença de possíveis depósitos de água no interior do imóvel (caixa d’água, pneus, garrafas e outros).