O Coaching forma lideranças e melhora a gestão no trabalho
Como este método contribui para sua vida profissional
O Coaching é um processo definido como uma junção de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras. A metodologia visa a conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. O serviço se divide em algumas modalidades como o coaching pessoal, onde o coach auxilia o indivíduo em aspectos como vida, relacionamento e saúde, mas também existe o Coaching Executivo, que compreende em desenvolver lideranças, competências de gestão, melhorando as relações interpessoais, motivação, foco e desenvolvimento de equipes, preparação para promoção, além de acelerar resultados e alinhamento sistêmico dos colaboradores à cultura da empresa.
Madalena Feliciano, gestora de carreira e hipnóloga, explica que em lugares como Europa e Estados Unidos, o uso do coaching executivo já é bastante comum para potencializar o desempenho dos profissionais e que no Brasil está chegando com muita força. “Esse tipo de Coaching voltado ao desenvolvimento de executivos com habilidades diferenciadas e de alta performance, tem sido cada vez mais contratado pelas empresas que precisam destes profissionais de alto nível para alcançar resultados extraordinários. E nesse sentido, com certeza o Coaching Executivo é o mais eficaz! ”
O Coaching Executivo utiliza ferramentas como: desenho do mapa de empatia do gestor, perfil de liderança, autofeedback, roda das competências, perfil de habilidades, roda da mudança de padrão, grade de metas e resultados esperados. O processo desenvolve formas melhores de liderança, o que acarreta em relações melhores no trabalho e crescimento real no resultado.
Os próprios números comprovam. Pesquisa realizada pela PUC – Campinas com executivo que passaram pelo processo de coaching aponta que 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir, 80% conseguiram ficar mais flexíveis, 90% destes afirmam que sua produtividade no trabalho aumentou. Mais 80% mostraram-se mais abertos às mudanças e por último, 70% conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos no trabalho.