•  domingo, 24 de novembro de 2024

Confira algumas dicas para a adaptação na volta às aulas

Psicóloga explica importância de reajustar rotinas dias antes do início do ano letivo

Jundiaí, janeiro de 2020 – Entre o fim de janeiro e início de fevereiro os uniformes e materiais escolares voltam para a rotina de alunos que retornam ao período letivo das escolas. Com isso, é preciso também retomar sua rotina de estudos. É importante, e saudável, que este retorno seja o mais tranquilo possível.

Para a psicóloga Maria Isabel Gut, responsável pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Divino Salvador de Jundiaí, ao menos 10 dez dias antes do início é necessária uma preparação para que o organismo volte a se adaptar a esta rotina, o sono se equilibre, bem como a alimentação nos horários coerentes. “Essas mudanças causam um desgaste emocional e físico bem significativo. No período de férias o dia-a-dia é alterado, afinal é um momento de relaxar e as obrigações estudantis ficam um pouco de lado. Há menos horários definidos, mais flexíveis”.

Para ela, a volta às aulas exige uma readaptação do corpo e da mente para os novos desafios, novos relacionamentos e novos aprendizados, independentemente de haver ou não mudança para uma nova escola. A psicóloga explica que há maior tranquilidade quando os filhos estão indo para uma escola em que os pais confiam e têm segurança no acolhimento, na estrutura física, na equipe, mas ainda assim a readaptação do organismo se faz necessária.

A dica da profissional é que, ao menos duas semanas antes do início das aulas, o aluno passe a seguir a rotina de horários que terá, principalmente, horário de dormir e de acordar, especialmente os alunos que mudarão para o período da manhã, que sentem mais sono nesta mudança.

 

 Pais conversem com seus filhos: tenham tranquilidade em tratar o assunto “escola”! Por exemplo, se for a primeira escola ou a nova escola do filho, faça o trajeto com antecedência, principalmente se o filho dá sinais de muita ansiedade ou timidez. O percurso percorrido antes dá uma noção do tempo que leva, de casa até o colégio, e isso ajuda a acalmá-lo.

– Encomende o uniforme com antecedência: embora a escola dê prazo para o aluno ir uniformizado, quem está sem uniforme costuma não se sentir integrante do grupo, via de regra, não se sente bem!

– Materiais escolares: conforme a idade do filho, os pais precisam ajudar a estabelecer uma organização, com a arrumação desses materiais na mochila, não levando coisas desnecessárias, ou deixando para trás algo importante. É saudável que essa mochila seja organizada com antecedência, se possível na véspera.

– Confiança: reforçar sempre ao filho que a escola escolhida é muito confiável e que o filho receberá o melhor em termos de acolhimento e aprendizado.

– Canto de Estudo: em casa, também é importante o filho ter o seu “canto de estudo”, o espaço para organizar seu material, um quadro a sua vista, onde possa ter os lembretes e organizar seus horários.

 

 

Sobre o Colégio Divino Salvador

Há mais de 65 anos o Colégio Divino Salvador ensina crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

Com uma proposta pedagógica que visa formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais, compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente, que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor e que respeitem as diversidades humanas e culturais.

O ambiente escolar tem o objetivo de envolver pais e responsáveis nas ações e convivência dos alunos e, acima de tudo, incentivar o aprendizado e a produção do conhecimento.

Ler Anterior

2020 traz novas perspectivas de tecnologias criptográficas e de identificação digital

Ler Próxima

Brasil está a frente de China e Estados Unidos no desenvolvimento de tecnologias para o sono