•  sábado, 23 de novembro de 2024

São Vicente implanta recurso tecnológico para controle de enxoval hospitalar em Jundiaí

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) está implantando um moderno recurso de identificação de seus enxovais e uniformes via sistema de radiofrequência – chamado de RFID, cuja sigla vem do inglês Radio Frequency Identification. A iniciativa que está sendo desenvolvida em parceria com a empresa Atmosfera, prestadora de serviços de gestão e higienização de enxovais e uniformes, visa a otimização e eficiência no controle destes itens e a segurança de pacientes e profissionais.

Para se ter ideia da importância deste sistema para o controle das peças, basta citar alguns números do HSV. Ao mês são utilizados mais de 33.100 lençóis, 8.900 toalhas, 11.400 camisolas, 4.800 travesseiros, 2.400 fronhas entre outros itens, que necessitam de controle rigoroso, especialmente para evitar infecção hospitalar e transmissão de doenças.

O sistema de rastreamento RFID é uma tecnologia de curto alcance e pode ser lida automaticamente por sensores, dispensando o trabalho manual e individual realizado atualmente pela equipe da empresa parceira. “O controle é feito por meio de um chip, instalado na etiqueta da rouparia. O hospital terá acesso à quantidade de roupas enviadas a cada unidade de internação, quantas foram entregues, devolvidas e utilizadas por dia. Iremos instalar as antenas na empresa e no hospital, também faremos a manutenção e outras ações de monitoramento sem custo adicional”, explica o superintendente da Atmosfera, Gustavo Fabiano.

Para o departamento de Hotelaria do São Vicente, o recurso traz diversos benefícios à instituição, além de diminuir a taxa de evasão dos vestuários. “Nós temos um grande índice de roupas que são extraviadas de alguma forma. O Gustavo nos explicou que com esse sistema podemos diminuir 50% desse número. A Atmosfera já tem contrato conosco há anos, é uma relação de confiança e que agora soma mais uma conquista para melhorias no atendimento e segurança de todos”, conta a chefe da Hotelaria Hospitalar, Ivonete Prexede.

 

 

Ler Anterior

Prefeitura de Jundiaí abre inscrições para oficinas culturais gratuitas

Ler Próxima

Bairro do Rio Acima faz sua estreia na Festa da Uva 2020 em Jundiaí