•  domingo, 24 de novembro de 2024

Fisioterapeuta conta como o alinhamento da postura é essencial para evitar dores que vão além da coluna

Além do tradicional policiamento da própria postura, existem outras formas de remediar essa questão

Um dos temas mais recorrentes quando se fala em dores corporais é como a postura errada pode ser a principal causa desses problemas. Muitos médicos já identificam esse fator não apenas como a razão de dores na coluna, mas também pode explicar sintomas em outras partes do corpo, como estômago, intestino e até mesmo nos pulmões.

Fábio Akiyama, fisioterapeura com especialização em posturologia clínica, explica como uma boa postura é essencial para evitar que dores na coluna ou em qualquer outra parte do corpo sejam um incômodo.  “O alinhamento postural tem um papel muito importante porque impede que algumas partes do corpo sejam sobrecarregadas de maneira inadequada. Um músculo que fica mais tempo contraído para que a postura seja mantida, acaba sendo um forte candidato a gerar dores”, explica.

Além do tradicional policiamento da própria postura, existem outras formas de remediar essa questão. A consulta com especialistas é essencial porque ortopedistas e fisioterapeutas são os profissionais que podem fazer uma grande diferença na melhora. Além disso, a prática de esportes também auxilia tanto na recuperação da posição quanto no condicionamento físico.

O alongamento, comumente indicado, além de ser feito antes e depois dos exercícios, também pode ser praticado ao longo do dia por aqueles que trabalham sentados e curvados sobre os computadores por muito tempo.

Mas Akiyama alerta que existem formas corretas de realizar a atividade. “Ao contrário de algumas recomendações, costumo dizer que alongar ainda na cama pode ser prejudicial, pois é uma superfície muito instável, além de oferecer a possibilidade de não ser algo efetivo. O ideal é fazer os movimentos com supervisão de um profissional capacitado e em alguma superfície que traga segurança, assim evitando compensações no corpo”, ressalta.

Alimentação é um fator determinante também. Isso porque alguns alimentos são inflamatórios e ajudam a causar mais dores, enquanto outros podem ajudar a fortalecer músculos e ossos. Através de exames, nutricionistas são capazes de identificar deficiências e colaborar para a melhora das dores. 

 

Ler Anterior

Entenda como que a tecnologia pode ajudar na gestão de pessoas

Ler Próxima

Empreendimentos residenciais se preparam para receber carros elétricos