•  domingo, 24 de novembro de 2024

Açafrão traz benefícios à saúde e ainda ajuda na perda de peso

O açafrão é uma planta nativa da Índia e integra a mesma família do gengibre. Seus benefícios à saúde são vários, o que justifica a especiaria integrar a  lista de temperos indispensáveis para se ter em casa.

 

De acordo com a nutricionista e chef funcional Gabriela Avvad, a cúrcuma é o tipo de açafrão mais benéfico. “Vários estudos comprovam que uma pequena dose diária de cúrcuma tem benefícios termogênicos e antiinflamatórios inigualáveis a outras especiarias.”

 

 

Além disso, esse tipo é o que mais colabora com o emagrecimento. “Um estudo publicado pelo Journal of Nutrition mostrou a ação da cúrcuma na inibição da lipogênese, produção de gordura pelo corpo”, complementa a nutricionista.

 

*Açafrão e a perda de peso

 

Gabriela explica que a especiaria deve estar no cardápio de quem deseja emagrecer por ser termogênica. “Ela inibe a produção de substâncias produzidas pelas células de gordura, chamadas citocina, que são inflamatórias e responsáveis por várias doenças metabólicas”, pontua ela.

 

O açafrão também “interage em vários caminhos metabólicos capazes de reverter a resistência à insulina (pré-diabetes), hiperglicemia (açúcar alto no sangue), hiperlipidemia (colesterol elevado) e outros sintomas inflamatórios associados à obesidade”.

 

*Benefícios da especiaria para a saúde

O tempero, segundo a nutricionista, colabora com a prevenção do câncer e dores, além de aumentar a imunidade. Ele possui vitaminas e minerais, em especial o potássio, que são primordiais até no controle da pressão arterial.

 

“Também é fonte de vitamina C (o que ajuda muito na imunidade) e vitamina B6 (ótimo para o cérebro), conta com ferro (ajuda a prevenir anemias), manganês (ajuda no controle do colesterol), cálcio (ótimo para os ossos e dentes) e magnésio (metabolismo de glicose)”, comenta.

 

O açafrão ainda é rico em proteína, o que contribui com o funcionamento dos músculos, e tem elevado teor de fibra solúvel.

 

“Quem quer desintoxicar o fígado pode apostar no açafrão. Ele também ajuda no controle da diabetes, neutraliza radicais livres, reduz a inflamação da artrite, tem ação analgésica, anti-séptica e antibacteriana”, acrescenta Gabriela Avvad.

 

Além disso, a especiaria age positivamente no metabolismo, colabora com a redução da acne e outras doenças de pele e ainda acelera cicatrizações. A nutricionista e chef funcional salienta que o tempero também atua na prevenção da doença de Alzheimer.

 

*Como colocar o açafrão na rotina?

O açafrão em pó é muito comum de ser encontrado e, para Gabriela, esse é o tipo ideal para inserir no cotidiano. Ele pode ser utilizado no preparo de sopas, pães, bolos, omeletes, tapiocas e também integrar o tempero de aves, carnes, cozidos, legumes, arroz, feijão, entre outros.

 

“Eu sugiro usar nos ovos mexidos, no café da manhã. Ou no suco verde”, conta. “Eu faço um shot antiinflamatório e tomo de manhã. Ele contém: uma colher de café de spirulina, um limão espremido, uma colher de café de cúrcuma (açafrão ) e uma colher de sopa de água gelada. Misture tudo e tome em jejum”, explica a nutricionista.

 

Gabriela Avvad destaca ainda a importância de maneirar no consumo da especiaria. Segundo ela, essa é o único cuidado que o tempero exige. “Deve-se atentar para o saber forte e não exagerar na quantidade”, finaliza.

Ler Anterior

Centenas de pessoas prestigiam o segundo dia do Natal Iluminado de Itupeva

Ler Próxima

Amor de Mãe: Capítulos de 16 até 21 de dezembro