•  domingo, 24 de novembro de 2024

Como falar bem em público de forma extraordinária?

Confira as principais dicas para você arrasar em qualquer apresentação em público

Falar em público para muitas pessoas pode ser um dos maiores e piores desafios, principalmente para as pessoas que acreditam que são tímidas. Muitas pessoas apresentam sérias dificuldades e até medo de falar em público e os motivos são de várias ordens, tais como, a ansiedade, o nervosismo e a insegurança. Esses sentimentos podem levá-los a ter muitas reações emocionais e até físicas, tais como, taquicardia, sudorese, tremedeira, boca seca e uma sensação desconfortável no estômago, entre outros. Essas reações podem prejudicar sua apresentação. Essas experiências desagradáveis são capazes de prejudicar sua autoimagem, autoestima, mesmo que você tenha conhecimentos sobre o que vai falar.

Devido o desconhecimento sobre o que acontece nessas horas, é muito comum as pessoas associarem esses desconfortos a timidez, a incapacidade, ao despreparo e atribuindo uma responsabilidade pessoal.

Porém, a resposta para isso está, em primeiro lugar, no nosso autoconhecimento, conhecendo os limites e desafios que precisamos superar. O segundo é o treinamento. A nossa formação acadêmica ou empírica, não contempla a preparação para a oratória, mas, há uma cobrança excessiva no desempenho das pessoas. Essas atitudes geram bloqueios e até dramas que podem ser danosos para o bom desempenho das pessoas e, em alguns casos, podem favorecer o desenvolvimento de síndromes como do pânico e de ansiedade.

Mas, para que o treinamento seja eficiente, é fundamental alguns cuidados na escolha do método e das referências profissionais para a efetividade desses benefícios; caso contrário, o tiro pode sair pela culatra. E, o treinamento mal orientado, pode atrapalhar mais do que ajudar.

“Nesses 30 anos de experiência, desenvolvemos um método eficiente, criativo e dinâmico que, em 24 horas de curso, apresentamos resultados surpreendentes na superação das dificuldades e medos de falar em público”, conta Sirley.

Os diferenciais estão nas pesquisas científicas que embasam nossa proposta de trabalho, na articulação entre a teoria e prática e na visão multidisciplinar, que traz os conhecimentos da Oratória Moderna, da Psicologia, do Psicodrama, do Coaching, da Hipnose e da Neurociência para compor um método de atendimento às várias especificidades dos participantes, através dos seguintes temas:

1) O que é a timidez e como superá-la?
2) Autoconhecimento, autocontrole através da reprogramação mental;
3) A importância da respiração e do relaxamento;
4) Tripé da Oratória Moderna: corpo, voz e conteúdo;
5) Organização, planejamento e estrutura do discurso;
6) Como utilizar recursos visuais e audiovisuais com desenvoltura e eficiência.

“A oratória é a arte de falar em público, de forma eficiente, clara, objetiva e concisa. O objetivo é passar sua mensagem com naturalidade e espontaneidade. Sabendo controlar suas emoções”, conta Sirley Maciel, analista comportamental e escritora, especializada em oratória.

Algumas dicas, orientações e truques podem ser valiosos, seja na hora de exercitar ou no momento da apresentação. Confira oito conselhos da profissional:

1) Conheça suas qualidades e dificuldades. Dê ênfase nas suas qualidades, demonstrando confiança, determinação, autoestima e alegria!
2) Tenha consciência de seus gestos, postura, expressões fisionômicas e nas micro expressões. Evite tiques nervosos, trejeitos e gestos inadequados ou sem lógica.
3) Mantenha atenção e cuidado em sua voz, articulando bem as palavras, projetando e transmitindo toda sua emoção no ritmo adequado da fala. Evite cacoetes verbais ou vício de linguagem, tais como, né, tá, tipo assim, etc.
4) Aja com muita naturalidade e espontaneidade. Não crie um personagem. Seja você! Lembre-se: o momento é seu. Dê o seu melhor!
5) Não coloque as mãos nos bolsos e não use muletas. Deixe-as livres; elas sabem o que fazer!
6) Respire com consciência e qualidade. A respiração é fundamental para a produção adequada da fala e para o seu autocontrole!
7) Aposte no storytelling e crie uma narrativa lógica, coerente e criativa para sua apresentação. Prenda a atenção das pessoas e fale como elas; não para elas. Faça perguntas, mantenha um vínculo agradável e de cooperação. Lembre-se: a plateia está ali só para ouvir você!

“Não ter medo e saber controlar o discurso, a estrutura, a voz e o comportamento, é a chave para o seu sucesso! Todos conseguem com a prática, mesmo os que acreditam serem tímidos, os que têm medo ou dificuldades. Lembrem: a prática é a mãe da sabedoria”, conta Sirley.

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