Jundiaí 364 anos: Pinacoteca recebe exposição para pessoas com deficiência visual
A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe nesta sexta-feira (06), às 19h, como parte da programação especial em comemoração pelos 364 anos de Jundiaí, a abertura da exposição “Olhos da Alma”, do artista plástico Adelio Sarro, com telas desenvolvidas para deficientes visuais.
Para a mostra, o artista, que já expos em diversos locais do país e da Europa, traz série de quinze telas com composições figurativas produzidas com relevos, contornos de formas e texturas diferenciadas. Ao lado das telas, dispostas em caminho tátil para guiar a condução dos deficientes visuais visitantes, estarão dispostas as explicações e leituras em braile, além da identificação das cores via tátil.
Para os visitantes que enxergam, estarão disponíveis vendas de tecido preto, a fim de estender a vivência e proporcionar maior compreensão sobre a deficiência visual e como ela deve ser encarada pela sociedade.
A exposição é gratuita e, para a abertura, está prevista a apresentação do Coral Pio X, com a regência da Karen Comandulli. A mostra segue aberta para visitação até o dia 10 de fevereiro.
A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e seu horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas no telefone (11) 4586-2326.
A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site.
Mais Pinacoteca
Ainda nesta quinta-feira (05), às 19h, estão também previstas as aberturas das exposições “A Simplicidade das Coisas”, de Antônio Thyrso, e “Etnia Tropical”, de VULGOXIS. Em “A Simplicidade das Coisas”, Thyrso transita, através da pintura, pelo universo íntimo da casa, dos bichos de estimação e das paisagens. Já em “Etnia Tropical”, VULGOXIS representa mulheres com características bem brasileiras, símbolos de luta e referência, como forma de lançar luz sobre o protagonismo por elas conquistado. Para a abertura, está também prevista a apresentação musical de Bentivi, com clássicos musicais contemporâneos. As mostras seguem expostas até o dia 05 de janeiro.