•  sábado, 23 de novembro de 2024

“Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher” é realizada em Itupeva

Um momento de reflexão, de alerta e de conhecimento. Assim, profissionais da Rede de Atendimento (Assistência Social, Saúde, Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade) e também moradores de Itupeva participaram na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, da abertura da “Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher”, realizada no Centro de Convivência do Idoso – Antônio de Freitas Oliveira.

Alusiva aos 21 dias de ativismo contra a violência em relação à mulher, a semana nominada “O respeito que mereço” tem programação de eventos pela cidade até o dia 29 de novembro.

Na ocasião, a abertura realizada no CCI contou a palestra da psicóloga, Giannadrea Daidone, que atua como coordenadora da Casa da Mulher Brasileira. “Por aproximadamente uma hora, a minha palestra abordou o contexto histórico sobre a violência doméstica, além da Rede de Atendimento e também sobre a Lei Maria da Penha”, explica.

Presente na abertura da “Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher”, a secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, enfatizou a importância deste tema na sociedade. “Este assunto precisa ser abordado em todos os lugares e grupos, pois existem mulheres que não conseguem expor o que estão passando ou sofrendo em suas vidas. Uma palestra como essa é extremamente importante, a fim de que, as informações e o conhecimento sejam repassados”, diz.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Mônica Governici, explicou que, atualmente a cidade de Itupeva oferece atendimento gratuito as mulheres vítimas de violência doméstica. “Com objetivo de realizar a acolhida, orientações e encaminhamentos para que a mesma possa construir mecanismos de enfrentamento em seu cotidiano”, descreve.

Programação – A Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher terá continuidade ainda nesta segunda-feira, 25 de novembro, com distribuição de informativos na região central de Itupeva.

Já na terça-feira, 26 de novembro, das 9h30 às 11 horas, ocorrerá a palestra “O respeito que mereço”, ministrada pela Equipe Interdisciplinar do CREAS, na Unidade de Saúde da Família do bairro Vila São João (localizado à rua Felício Falco, 179).

Na quarta-feira, 27 de novembro, das 10 às 11h30, no Centro de Referência de Assistência Social (localizado à rua Miguel dos Santos, 324, no bairro Parque das Hortênsia), será realizado a mesma palestra citada acima.

Já no período da tarde, das 13h30 às 15 horas, na mesma data, a apresentação deste tema será repassada no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Monte Serrat (localizado à rua Duilio Chinarelli, 120).

Na quinta-feira, 28 de novembro, das 13h30 às 15 horas, uma roda de conversa sobre violência contra a mulher será realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (localizado à rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 55, no Jardim São Vicente).

Por fim, a mesma roda de conversa encerrará as atividades na sexta-feira, 29 de novembro, das 14 às 15h30, na Igreja em frente à Unidade Básica de Saúde do Quilombo (localizada à rua Paschoal Vicentini, s/n).

Saiba mais – O evento realizado no CCI contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Itupeva, Tatiana Salles.

Ler Anterior

Programa Saúde Animal promove mais um mutirão de castração em Cajamar

Ler Próxima

Prefeitura de Itupeva realiza abertura da 12ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT)