Escola Inovadora: “Passaporte Cultural” é apresentado em evento do governo do Estado
A Unidade de Gestão de Cultura (UGC), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), apresentou, na manhã desta terça-feira (19), o programa “Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio”, na primeira participação de Jundiaí no Encontro Brasileiro de Palácios, Museus-Casas e Casas Históricas. Realizado pela Secretaria Estadual de Governo, o encontro está em sua 13ª edição, com conferências, apresentações e mesas de debate no Palácio dos Bandeirantes, nessa segunda-feira (18), e na Fundação Ema Klabin, nesta terça-feira (19), e participações de diretores de museus, curadores, prefeitos e professores universitários de toda a América Latina.
Lançado em 2018, o programa de educação patrimonial “Passaporte Cultural” é uma iniciativa da plataforma de Educação e Cultura e faz parte do eixo de investimentos na aprendizagem do programa Escola Inovadora, por meio do Núcleo de Educação Socioambiental. O programa consiste na entrega do passaporte às crianças durante visita pelo Complexo Fepasa, onde são garantidos os primeiros carimbos. Na sequência, os pais ou responsáveis acompanham os filhos nos demais pontos indicados e. com todos os carimbos garantidos, as crianças recebem o carimbo final, de volta ao Complexo, além de um certificado e um bóton de “Guardiões do Patrimônio”.
O diretor do DPH, William Paixão, apresentou o funcionamento do programa na mesa de debate “Experiências na salvaguarda do patrimônio imaterial local”. “A participação de Jundiaí no Encontro veio de um convite do secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão, que esteve no Complexo Fepasa na ocasião do lançamento do seu plano de restauro. É um prazer compartilhar com pessoas de alto gabarito no assunto um programa que já atingiu mais de 7,5 mil crianças e, por consequência, seus pais e responsáveis. Ficam aqui meus agradecimentos ao prefeito Luiz Fernando Machado, cujos cumprimentos compartilho com todos os presentes”.
Durante a apresentação, o servidor Márcio Dias, caracterizado de chefe de estação, entregou exemplares dos passaportes e dos bótons aos participantes, da mesma forma como é feito durante as visitas monitoradas dos alunos da rede municipal, e simulou com alguns dos participantes a formação em fila da visita.
A curadora do acervo artístico-cultural dos Palácios do Estado, Ana Cristina Carvalho, o programa jundiaiense valoriza as tradições locais e melhora a autoestima da população local. “Esta da Prefeitura de Jundiaí é uma linda iniciativa, um projeto que forma cidadãos responsáveis em relação ao seu habitat. Isso vai ao encontro do tema desta edição, que trata da preservação para o futuro, e responde às nossas provocações quanto às colaborações das pessoas e dos museus na valorização e inventário das tradições locais”.