Campinas é a cidade com maior número de vendas de imóveis novos do Estado
Só no último ano, o percentual na cidade cresceu 92% segundo Secovi; Campinas está à frente de regionais como a da capital São Paulo e no radar de grandes construtoras
De acordo último levantamento do Sindicato da Habitação e Condomínios de São Paulo (Secovi-SP), Campinas possui o maior índice de vendas de imóveis novos do estado de São Paulo, ficando acima, inclusive, da capital com crescimento de 92%. O número de lançamentos também aumentou: no último ano cresceu 29%, mostrando que o mercado imobiliário voltou a aquecer depois da crise. A cidade se destaca entre as principais para o setor imobiliário do País; um exemplo é a chegada do Grupo A.Yoshii.
Referência em construção civil no Brasil há mais de 50 anos, o Grupo escolheu Campinas como foco de expansão no estado de São Paulo. A cidade se destaca nacionalmente como polo industrial e tecnológico, sendo a principal força econômica do interior do Estado. O município responde também pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) classificado como “muito alto” pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O investimento inicial em Campinas foi de aproximadamente 70 milhões de reais. “Analisamos várias cidades com potencial e Campinas foi a escolhida porque reuniu o maior número de atributos que a gente estava buscando. Investimos em terrenos, na estruturação do nosso showroom, e para 2020 o investimento deve chegar a 100 milhões de reais”, explica o presidente do Grupo A.Yoshii, Leonardo Yoshii.
A construtora já adquiriu três terrenos nos bairros Cambuí, Nova Campinas e Parque Prado, que totalizam 70 mil m² de área. Nos próximos anos, a A.Yoshii prevê novos empreendimentos na cidade. O primeiro será um edifício residencial de alto padrão, construído na Rua dos Alecrins, no Cambuí, o Le Rêve – o prédio mais alto da cidade – com 33 pavimentos. No último mês foi inaugurado também o showroom, com capacidade de oito a doze apartamentos decorados simultâneos, na Avenida José de Souza Campos (Norte Sul), com um conceito inovador, focado na experiência com o cliente e atendimento personalizado.
Leonardo Yoshii destaca ainda que “as novas medidas do governo como a redução da taxa Selic e o encaminhamento da Reforma da Previdência tem impactado positivamente na retomada do setor”.
Geração de emprego
Nesta primeira etapa de empreendimentos realizados na cidade, o Grupo A.Yoshii vai gerar cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos no município. O setor da construção civil é o que acumula maior saldo de empregos gerados em 2019, com mais de 40 mil vagas, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).