•  sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Startup de moda agrega tecnologia nas compras no atacado em Goiás

Com fluxo médio de 40 a 50 mil turistas somente no final de semana, a Região da 44 vai receber em novembro a República da Moda, a primeira loja de atacado em vendas ou plataforma omnichannel do País, que inaugura dia 8 de novembro e terá dois dias de programação especial. Loja âncora do Estação da Moda Shopping, a novidade surgiu para facilitar a vida de quem compra, vende e vive moda

Ocupando a marca de sexto lugar no ranking nacional no número de empresas de confecção, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério da Economia, Goiás concentra 3% das indústrias têxteis e de confecção do Brasil. Goiânia é quarto polo de confecções no Brasil e abriga o segundo maior polo de moda e confecção do País, a Região da 44, em Goiânia, tem fluxo médio superior a 40 mil turistas, somente no final de semana e recebe 260 ônibus que chegam à cidade de todo País. A grande maioria desses compradores (51,8%) vem da região Centro-Oeste; 22,8% do Sudeste (especialmente interior de SP e MG), 17,8% do Norte do País, 6,5% do Nordeste, e 1,3% do Sul.

 

Ao mesmo tempo, o hábito de compra digital vem crescendo, sendo os brasileiros os mais engajados nas redes sociais. De acordo com pesquisa da Social Miner, realizada em novembro de 2018, 75,7% das compras passam primeiro por consultas na internet. Quando se pensa nos millennials ou geração Y (os nascidos de 1980 a 1995), que ficam 24 horas conectados, a pesquisa aponta que há um crescimento ainda maior de vendas na internet. Formada por questionadores que priorizam a experiência ante a posse, essa geração são os que atualmente mais consomem e correspondem a mais de 34% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Millennials – Unravelling the Habits of Generation Y in Brazil.

 

Para unir os dois comportamentos de consumo nas compras no atacado, Goiânia vai receber a primeira loja de moda de atacado em plataforma omnichannel do País, a República da Moda. Com previsão de inaugurar em novembro, será uma loja âncora de 1,6 mil m² no Complexo Estação da Moda, com mais de 80 marcas de vestuário, com 10 mil modelos de roupas com cores variadas, acessórios e cosméticos, tudo a pronta entrega e direto da fábrica. A loja terá programação especial nos dois dias de inauguração, 8 e 9 de novembro.

 

Resultado de processo de incubação corporativa do instituto de inovação Gyntec, a loja vai propor experiência de compra no atacado e traz como diferencial a união dos canais de compra online e o offline. “A ideia é que o comprador atacadista não sinta diferença entre estar na loja ou em nosso canal digital”, diz o idealizador do projeto, o CEO Peterson Demes.

 

Dentre as novidades que traz é de que o revendedor não precisará empurrar um carrinho com suas peças escolhidas; ao invés disso, vai ler através do aplicativo da loja um QR Code nas peças com seu próprio smartphone ou tablet operado por consultoras da loja. Após passar pelo caixa, a expedição entregará o pacote pronto onde ela preferir – no hotel onde ela estiver hospedada, no ônibus ou no endereço que preferir para qualquer lugar do país.

 

“A ideia de criar uma loja como a República surgiu para facilitar a vida de quem compra, vende e vive moda, que passam por uma intensa rotina de compras, na maior parte das vezes desconfortável”, conta Demes.

 

A compradora atacadista Daiane de Faria, 35 anos, é uma das milhares de compradores que encaram as estradas do Brasil para comprar roupas em Goiânia. Trabalhando há 15 anos com vendas, a moradora da cidade de Paranatinga, Mato Grosso, viaja mais de mil quilômetros para a capital goiana a fim de renovar seu estoque.

 

“Já enfrentei muitas dificuldades nestas viagens de compras, desde o desconforto do ônibus a horas exaustivas arrastando carrinho pelas ruas”, conta Daiane, que atualmente tem sua própria loja, Dondoca. Ela avalia que ter conforto e segurança no momento da compra torna o processo muito mais tranquilo e com mais chances de aproveitar as novidades do mercado. Na loja, haverá espaço para desfiles, treinamentos, provadores para experimentar peças, e outros pontos de experiência.

 

À distância

 

Mesmo à distância, também será possível fazer as compras. Com aplicativo ou site o consumidor atacadista poderá comprar diretamente do confeccionista e receber em seu estabelecimento o pedido. Para propor uma experiência de compra completa, a loja vai oferecer ainda equipe online para atender as necessidades do cliente, sejam dúvidas ou dificuldades dos compradores atacadistas. “Eles terão todas conveniências possíveis na loja ou fora dela, podendo inclusive comprar a distância, no conforto da sua casa”, conta o CIO da República da Moda, Thiago Duarte.

 

A loja âncora vai oferecer marketplace de multimarcas, onde terão as peças segmentadas em departamento feminino, masculino, infantil, calçados, acessórios e cosméticos. Os confeccionistas poderão acompanhar em tempo real como está o estoque e vendas de suas peças e os valores de venda já realizados, tudo em um só ambiente. A República da Moda terá loja física com aparência de departamento onde as peças serão dispostas em ambientes por lifestyle e a estrutura interna da loja é móvel, podendo ser alterada a qualquer tempo e formando novas configurações.

 

Sobre o Complexo Estação da Moda

Inaugurado em 2007, o Estação da Moda é um complexo de atacado, varejo de moda e serviços. O shopping abriga mais de 350 lojas em funcionamento, praça de alimentação, um hotel executivo com 215 apartamentos e está situado no maior pólo de confecção e moda da Região Centro-Oeste, e o segundo maior do Brasil, a Região da 44. Recentemente, o Estação da Moda Shopping ampliou seu foco de atuação oferecendo também serviços como os cursos da Faculdades Estácio de Sá, cuja a sede em Goiânia funciona dentro complexo e um posto de vistoria credenciado pelo Detran de Goiás.

 

SERVIÇO

Inauguração da República da Moda

Data: 8 e 9 de novembro (sexta e sábado)
Horário: das 6h às 15h
Local: Estação da Moda Shopping – Loja República da Moda

Endereço: Avenida Goiás Norte, 2151, em paralelo a Rua 44, Centro Goiânia – GO

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