Turquia concorda em suspender ação militar na Síria
O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, declarou que a Turquia concordou em suspender sua operação militar no norte da Síria durante 120 horas.
Pence fez o comentário depois de se reunir com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na Turquia, nessa quinta-feira (17).
Pence disse que o presidente Donald Trump concordou em não impor sanções adicionais, caso a Turquia honre o cessar-fogo. O vice-presidente acrescentou que Trump também concordou em suspender as atuais sanções, caso a Turquia pare totalmente com a ação militar.
Em antecipação às observações de Pence, Trump usou o Twitter, citando um acordo que foi conseguido na reunião. Ele agradeceu Erdogan, afirmando que ” milhões de vida serão salvas”.
Forças curdas
As forças curdas disseram que vão aceitar a proposta de cessar-fogo que lhes permitiria sair das áreas fronteiriças, no norte da Síria, enquanto a Turquia suspenderia sua ofensiva militar na região.
As forças curdas divulgaram declaração, nessa quinta-feira, depois que os Estados Unidos e a Turquia chegaram a um acordo no mesmo dia.
Elas disseram que concordaram com o cessar-fogo em algumas áreas e implementaram o acordo às 22h do mesmo dia. Acrescentaram que vão cumprir as determinações estabelecidas pelo processo de cessar-fogo e, ao mesmo tempo, exigiram que a Turquia cumpra o mesmo acordo.
Um comandante curdo, envolvido nas campanhas militares contra os militantes do Estado Islâmico, disse à mídia local que só aceitará o cessar-fogo depois de a Turquia se retirar do norte da Síria.
A Turquia afirma que o acordo não exige que suas tropas saiam da região.
(Agência Brasil)