•  sábado, 23 de novembro de 2024

Projeto desenvolvido por professor da Emeb Maestro ensina alunos a valorizar processos de aprendizagem em Cabreúva

Um projeto desenvolvido pelo professor de Biologia Manoel Eugênio Bassan entre seus alunos da Escola Municipal ‘Maestro Benedito Mesquita da Silveira’, no Jacaré, rende muitos frutos entre a garotada, pais de alunos e toda a comunidade. O objetivo do ‘Projeto Momento’ parece ser plenamente alcançado a cada vez que uma “Feira Cultural” é realizada – como, aliás, aconteceu no último dia 25 de setembro.Os alunos utilizam a feira para expôr todo o seu aprendizado em diferentes áreas do conhecimento de Ciências. Além disso, também fica evidente a mudança de comportamento de todos aqueles que participam das aulas ativamente.

Afinal, como explica o professor Manoel, é no dia a dia, dentro da sala de aula, que tudo acontece. “Quando os alunos demonstram atitude positivas, como respeito ao ser humano, entendimento das diferenças individuais, frequência escola, além de cumprirem as tarefas que são propostas para a sala e para casa, tudo isso vai somando pontos”, explica o Mestre.

Esses pontos se transformam em uma ‘moeda’ utilizada por ele – a ‘momento’ – que eles podem utilizar até para comprar brinquedos. Muitos têm se esforçado cada vez mais – e uma mãe relatou, na última feira, que sua filha ficou desesperada depois de perder 300 ‘momentos’ – o que aconteceu quando a menina respondeu de forma incorreta a algumas perguntas formuladas pelo professor.

“A mãe me relatou que disse o seguinte à filha: ‘Você deve estudar mais para conseguir recuperar esses ‘momentos’”, contou o professor, feliz porque a iniciativa foi bem aceita por toda a comunidade escolar. O Projeto Momento prossegue sendo utilizado, despertando sensações, aprendizado e lições de cidadania que jamais serão esquecidas.

 

Ler Anterior

Escola expõe 200 brinquedos ‘feitos em casa’ pelas famílias em Jundiaí

Ler Próxima

Prefeitura de Cajamar promove mega festa no Dia das Crianças