•  segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Redes inovam e já oferecem opções de pagamento por celular, relógio e QR Code

A forma de fazer pagamentos pode mudar radicalmente nos próximos anos. Muitas empresas apostam na expansão do pagamento com QR Code. O Brasil possui cerca de 60 milhões de desbancarizados. São pessoas que não têm conta em banco e por isso ficam sem acesso a outros produtos financeiros, como cartões, empréstimos ou investimentos. Situações simples, como comprar um produto pela internet, se tornam complicadas para esse público.

Por outro lado, o país tem 230 milhões de smartphones, o que dá mais de um aparelho por habitante. Por que então não permitir que os desbancarizados consigam realizar transações financeiras com o celular? É mais ou menos isso que acontece com o QR Code. Nesse sistema, o cliente só precisa do celular para “ler” o código de pagamento da loja, dispensando o uso de cartões ou dinheiro em papel. A massificação desse tipo de pagamento exige uma mudança de hábito tanto por parte do usuário quanto do estabelecimento comercial.

O Futuro chegou!

As empresas vêm inovando na hora de apresentar diferentes opções para o cliente pagar a conta. Com apoio da tecnologia de empresas parceiras, algumas redes estão sendo pioneiras em experimentar diferentes e inovadores meios de pagamento.

O autoatendimento é o serviço mais desejado pelos frequentadores dos supermercados. Pesquisa do Ibope Inteligência encomendada pela Apas mostra que 86% consideram esse serviço importante ou muito importante. “O brasileiro já é um dos que mais usa autoatendimento no mundo. Tome como exemplo os bancos e aeroportos. A experiência no supermercado é um pouco diferente, pode envolver um grau a mais de dificuldade, como pesar frutas e legumes”, diz Thiago Berka, economista da Apas -Associação Paulista de Supermercados-.

 

Conheça quem está inovando:

Nutty Bavarian

Nos quiosques da rede especializada em castanhas, o pagamento da compra pode ser feito via QR Code. Oferecida em parceria com o Mercado Pago, a modalidade permite que o consumidor aproxime o celular com o aplicativo do Mercado Pago do QR Code presente nos caixas dos quiosques e efetue o pagamento sem precisar usar dinheiro ou cartão. A parceria entre as duas empresas oferece ainda R$ 10 de desconto para duas compras por mês a partir de R$ 20.

 

Boali

Na rede de alimentação saudável, as formas de pagamento incluem desde os tradicionais cartões de crédito e débito até as inovadoras modalidades: Apple Pay, serviço de pagamento oficial da Apple integrado ao iPhone, o Samsung Pay, que utiliza o mesmo método de pagamento por aproximação de celulares e relógios, porém da marca da Samsung, e o já bastante conhecido e usual QR Code, código de barras bidimensional para ser escaneado através de telefones celulares equipados com câmera.

 

Brechó Agora é Meu

Na unidade do brechó de luxo, em São Paulo, os pagamentos das roupas, sapatos, bolsas e acessórios, podem ser feitos via celular ou smartwatch. Basta que o cliente aproxime o celular ou o relógio nas maquininhas da Stone ou Rede, e oficializem as compras sem que precisem usar cartão ou dinheiro. Já para os clientes que optarem pela compra diretamente pelo site, a rede oferece a possibilidade de pagar de forma segura pelo Pagseguro.

Ler Anterior

Preservação do Planeta é tema de projeto educacional em Itupeva

Ler Próxima

Up! Content e Vertical unem forças para expandir programas de licenciamento no Brasil