foto ilustração
Mama Gina: Conhecimento gastronômico
Nesta primeira edição, não colocarei nenhuma receita, e sim uma pitada de conhecimento gastronômico, o que seria gastronomia? A gastronomia nada mais é que a arte de cozinhar e ai sim temos muito contexto, tanto histórico como cultural e artístico.
A gastronomia de um local está ligada diretamente ao tipo de insumos encontrados na região e a descendência de seu povo , por isso no mundo temos tantos pratos regionais e tantas culturas diferentes. Com o passar dos séculos as guerras e depois as expedições marítimas e as grandes migrações começam a mistura de ingredientes e técnicas, assim começando uma troca cultural alimentar. No Brasil podemos citar um exemplo bem fácil do uso inicial e do uso pós migração de um povo para outra região. O uso de muita cebola e alho em Minas Gerais , já na Bahia o uso do coentro, dendê, leite de coco. Hoje essas duas culinárias estão diretamente ligadas a culinária do estado de SP.
Com o aumento da globalização e o mercado livre de insumos e agropecuária, emergimos num mundo de troca muito maiores de sabores e tendências criando verdadeiros artistas da gastronomia, juntando técnica e inspiração com ótimos e incontáveis ingredientes, entramos na cozinha moderna, onde experiências nos levaram à cozinha molecular. Até o ano de 2010 achei que tínhamos entrado num mundo de laboratório, então a gastronomia volta a respirar os bons ares de suas raízes, misturado com novas técnicas e inspiração vemos grandes chefs que são importantes culturalmente e socialmente, literalmente salvando suas regiões e a cultura local Um exemplo de restaurante é Osteria Francescana do chefe Massimo Bottura, com uma gastronomia inovadora e artística do ponto de vista do chefe, ele reinventa pratos regionais dando um toque de originalidade sem perder a raiz. Isso faz desses caras verdadeiros chefs, cozinhar não basta para eles, estão sempre a procura de ser melhores, profissionalmente e pessoalmente.
Seguindo os melhores e a lógica concluimos que a gastronomia volta a se regionalizar isso é a tendência, para podermos viver com as frutas, verduras, legumes ou proteínas animais que estão ao nosso redor sem forçar à natureza a uma super produção, deixando nosso mundo mais sustentável e culturalmente fortalecido.
Sou Leandro Jensen, cozinheiro, gastrônomo, gourmet, glutão e amante da culinária.
Descubra o mundo maravilhoso da gastronomia e suas receitas, até a próxima edição.